TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias de Hume

Por:   •  22/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Hume

Distinção entre impressões e ideias

Hume menciona perceções para referir o que existe na mente humana, considerando que existem duas espécies de perceções: as impressões e as ideais.

As impressões são os atos originários do nosso conhecimento e correspondem aos dados da experiência presente. Referem-se às sensações externas e aos sentimentos.

Enquanto que as ideias são cópias ou imagens debilitadas, das impressões no pensamento. Todas as ideias têm o seu fundamento nas impressões.

Para Hume não há ideias inatas, ou seja, a mente é vazia antes da experiência (ideia de verde ser nunca o ver).

Todas as operações da mente, que possibilitam a ligação entre ideias estão dependentes dos três princípios de associação de ideias: semelhança, continuidade e causa.

Distinção entre relações de ideias e questões de facto

Hume considera a existência de dois tipos de conhecimento: o conhecimento de ideias (relação de ideias) e o conhecimento de questões de fato.

Os conhecimentos a que Hume designa de "relação de ideias" são conhecimentos a priori. Consistem em analisar o significado dos elementos de uma proposição, em estabelecer "relações de ideias" que ela contém. As "relações de ideias" são proposições cuja verdade pode ser conhecida pela simples inspeção lógica do seu conteúdo. Não é necessário recorrer ao confronto com a experiência. É o caso dos conhecimentos da lógica e da matemática.

Considerando a preposição "o triângulo tem três ângulos" é um juízo necessariamente verdadeiro porque a sua negação implica necessariamente uma contradição.

Segundo Hume as relações de ideias não nos dão qualquer conhecimento sobre o que existe e se passa no mundo. Unicamente formamos a ligação de ideias e de proposições num raciocínio lógico. O conhecimento de questões de facto são conhecimentos à posteriori. São proposições cujo valor de verdade tem de ser testado pela experiência. A proposição "Aquela caixa é leve" é um juízo cujo valor de verdade tem de se confrontar com uma verificação experimental elementar. Não pode ser decidido pela simples inspeção à priori. A verdade da proposição referida é contingente.

O conhecimento de questões de facto dá-nos conhecimentos sobre o que existe e acontece no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com