TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Governo Argentino

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  1.203 Visualizações

Página 1 de 2

Governos argentinos:

O primeiro tipo de governo argentino foi o governo constitucional, onde um diretor supremo, cargo equivalente ao de presidente, é nomeado pelo congresso, o governo segue esta base entre os anos de 1813 à 1825.

Em 1816 é proclamada a independencia, em 1819 a primeira constituição argentina é aprovada, mas o governo continuou sendo uma confederação de províncias.

Uma nova Constituição aprovada em 1826 criou o cargo de Presidente, para o qual foi eleito Bernardino Rivadavia, primeiro presidente da Argentina.

Em 1829 surge um novo governo, onde Juan Rosas foi proclamado presidente da Confederação Argentina com o apoio do Partido Federal.

Em 1852, Rosas foi derrubado e convocou uma assembléia constituinte. Esta Constituição, ainda em vigor, estabeleceu um governo federal nacional. O mandato foi fixada em seis anos, sem reeleição.

O primeiro presidente eleito nos termos da Constituição foi Justo José de Urquiza. Após uma breve interrupção em 1860, a sucessão de presidentes foi realizada em conformidade com as normas legais.

Em 1930 há o primeiro golpe de Estado, liderado pelo general  José Félix Uriburu, ligado aos grandes proprietários de terra e os conservadores, esse período é marcado com a década infame.

Em 1932 algo inédito acontece, Agustín Pedro Justo é eleito presidente, com o apoio do Partido Demócrata Nacional, da UCR antipersonalista e do Partido Socialista Independente, que fica marcado na história como o primeiro Governo da Concordância.

Na história governamental da Argentina a mais importante das épocas foi o Peronismo, governo de denominação dada genericamente ao Movimento Nacional Justicialista, criado e liderado a partir do pensamento de Juan Domingo Perón, onde a base era “ A verdadeira democracia é aquela onde o governo realiza o que o povo quer e defende o interesse do povo”, a Justiça Social e Bem-Estar Social são os focos peronistas.

Entre 1955 e 1976 há diversos golpes militares no país, o mais importante é o de 76, quando Jorge Videla assume o poder e implementa a ditadura militar, que foi caracterizada como uma época extremamente violenta, e que durou até 1983.

Em dezembro deste mesmo ano, a democracia é novamente implementada no país, de lá pra cá, não houve mais nenhum tipo de intervensão militar, e atualmente o país é regido por Cristina Fernandez, do partido Justicialista (antigo Peronismo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com