TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomás De Aquino

Monografias: Tomás De Aquino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofo Tomás de Aquino

Tomás de Aquino nasce em 1225 no castelo de Roccasecca, aos 5 anos inicia seus estudos na Abadia de Montecassino, entra para a Ordem dos Dominicanos em 1244, estuda em Paris até 1248, sob a orientação de Alberto Magno. Tomás falece a 7 de março de 1274, em Fossanova, e vem a ser canonizado pelo papa João XXII em 1323.

Se empenhou em ordenar o saber teológico e moral, principalmente o que recebeu através de seu mestre Alberto Magno. Em sua extensa obra, as mais importantes são: os Comentários Sobre as Sentenças, redigidos entre 1253 e 1256; Os Princípios e as Questões Sobre a Alma compostas ao que tudo indica entre 1259 e 1264; as Questões Diversas, começadas em 1263; e finalmente a Suma Teológica, considerada a mais célebre, embora não concluída.

Ele une à religião com o racionalismo grego. A definição é basicamente a teologia da dupla verdade, se a fé ensina a verdade e a razão também é um caminho para se chegar a verdade, não podem divergir e sim convergir em um mesmo ponto. Aquilo que a religião ensina deve ser demonstrado com a luz da racionalidade, é com isso que ele aproxima as verdades cristãs com o racionalismo aristotélico.

Em São Tomás de Aquino não existe a separação de fé e racionalidade, se as duas levam a verdade, elas tem que se reforçar mutuamente, a fé fortalecendo a razão, e a razão demonstrando a fé.

Na sua importante obra, a Suma Teológica, dentre as cinco explicações para prova de Deus, a mais famosa dela é o primeiro motor. Aristóteles diz que todo movimento é provocado por uma força, todo movimento é provocado por uma ação que incidi sobre um corpo, sendo assim, as causas decorrem de um agente externo, buscando sempre uma causa anterior que explica aquilo. A lógica é, se todos os elementos dependem de uma causa anterior, Deus tem que ser a primeira causa, antes da qual, não existe causa nenhuma. Ele pega a filosofia grega e torna a existência de Deus muito lógica, sendo Deus a causa primeira que foi gerando tudo, é como se a vida fosse um efeito dominó, a primeira pecinha que cai e vai empurrando todas as outras.

São Tomás de Aquino é importante porque ele cristianiza a filosofia aristotélica. Embora muitos cristãos olhassem Aristóteles e os gregos como pagãos, algo anticristãos, que não conhecem a verdade, Tomás diz o contrário, que eles revelaram a verdade assim como o cristianismo.

Bibliografia - Chesterton, G. K., São Tomás de Aquino e São Francisco de Assis/ tradução André Oides Matoso e Silva. – São Paulo: Madras, 2012.

Os Pensadores, Tomás de Aquino, Editora Nova Cultura 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com