TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Monografias: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 8

1) No texto “A Pipoca”, Rubem Alves faz referência, dentre outras questões, ao movimento transformador. Nessa perspectiva e com atenção à metáfora do milho/pipoca, explique as características “negativa” e “positiva” da atitude filosófica e escreva de forma coerente a respeito das semelhanças entre a atitude filosófica e a disponibilidade às mudanças/transformações. (Valor: 2,0)

As atitudes filosóficas podem ser positivas e negativas. Elas se tornam positivas quando há uma interrogação sobre o que são as coisas, ideias, fatos situações, comportamentos. Elas perpassam campos sobe o porquê de tudo isso e de nós mesmos, o porque tudo isso é assim e não de outra maneira.

Quando a atitude é negativa ela diz respeito ao não senso-comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e ideias cotidianas, ao que se esta estabelecido e ao que todo mundo pensa e diz. A atitude filosófica sempre começara com esses questionamentos ao mundo na qual nós convivemos e às quais nos mantemos uma relação. Perceberemos então, que esses questionamentos estão ligados a nossa capacidade de pensar e de conhecer.

É preciso que tenhamos essa capacidade crítica, de questionar para que as pessoas possam ter a capacidade de se transformar, ao longo do caminho, de se permitirem se reinventar e de se descobrirem como um potencial agente transformador. São as nossas atitudes de questionar que nos impulsionam a mudar, a transformar. Toda essa transformação poderá ser parcial, na medida que adota determinadas posturas, ou total, quando as transformações que você assume para si, o transformam em sua maneira de se relacionar com o mundo, em seu estilo de vida, em suas articulações mentais.

2) Rubem Alves afirma que “[...]a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.” Quanto às superações dos processos ideológicos de dominação social, quando é necessário ir além dos conceitos impostos, quando é necessário criar as próprias formas de compreensão/intervenção sobre a sociedade, superando as vias de alienação; o “poder do fogo” tende a presentar-se de formas diversificadas, tocam tanto às demandas pessoais quanto podem tocar às inquietações sociais. Nesse sentido, escolha duas dentre as características (estudadas no E-book de Filosofia) da Ideologia, explique cada uma delas e aponte caminhos possíveis para superá-las, em prol da emancipação. (Valor: 2,0)

A ideologia compreende de maneira sucinta a ciência da ideias, compreendendo a suas origens e desenvolvimento. Ela possui algumas características, entre elas estão:

A Inversão da realidade onde a ideologia se detém nos efeitos e fenômenos, encobrindo as suas causas, um exemplo claro é quando existem reivindicação populares de trabalhadores por melhores salários, e logo se rotular que é porque eles não querem trabalhar, esses tipos de discursos acabam transformando o que é real em algo difuso.

Naturalização é quando a ideologia passa a ser naturalizada nas ações humanas, como forma de discriminação, para que os indivíduos aceitem essas desigualdades com a justificativa de que sempre foram assim, para este tipo de situação, que é muito comum, as pessoas se acostuma a chamar uma pessoa negra de “neguinha” ou de “nego”, alegando que sempre foi assim e que ninguém se importa. Entretanto, é preciso perceber que esses indivíduos acaba tendo uma mortificação do seu “eu”, na medida em que não são reconhecidos como pessoas – João, Carlos, Marina, Flavia, mas como “negão”, “neguinha”, “preto”, ou outros termos pejorativos.

Qualquer destes caminhos, levam sempre a sociedade a cair em armadilhas quase sempre preparadas por um grupo dominante, e as pessoas caem nelas por desconhecimento, por não terem acesso a informação, ou por obter realidades que não são verídicas, para que isso não ocorra é preciso, o o indivíduo esteja preparado para debater essas questões e confronta-las, é preciso estudo, é preciso acesso a cultura, para desmistificar posicionamentos.

O indivíduo precisa se posicionar e não ser conduzido por uma massa, mas o mais difícil é saber quando você esta sendo alienado, quando você não percebe que esta sendo manipulado.

3) Escolha um dentre os temas abaixo e elabore um comentário explicativo, devidamente fundamentado quanto ao tema escolhido: (Valor: 1,5)

 Questão 03, opção de tema A – Ética e Moral

 Questão 03, opção de tema B – Relação com o Saber

 Questão 03, opção de tema C – Características da Reflexão Filosófica

 Questão 03, opção de tema D – Multiculturalismo e Interculturalismo

Indivíduos costumam usar os conceitos de ética e moral como sinônimos, quando na sua essência eles são bem diferentes. Existem algumas diferenças entre ética e moral. Epistemologicamente ética é uma palavra de origem grega – ethos, enquanto moral é de origem latina – moris, apesar do significado estar ligado aos costumes, por isso da confusão de similaridade, há diferença entre os termos.

Ética são normas que o indivíduo absorve como sendo condutas que ele precisa seguir, mesmo que elas não estejam regulamentadas por uma lei, mas que ele acaba seguindo pela consciência de que aquele fato é correto, um exemplo disso é quando você vê uma carteira de um homem que caiu de seu bolso na rua e você devolve esta carteira ao seu dono. Esta postura é ética.

Há de se pontuar que os filósofos antigos, afirmavam que a ética para o indivíduo, se tratava de um combate interminável que ele travava entre suas paixões e sua razão, pois a vontade do ser humano tem um valor decisivo nessa batalha que ele trava, entretanto a educação vem como o fiel da balança nessa disputa, a partir do momento em que ela dá condições ao indivíduo de superar as suas paixões através da sua razão.

Neste contexto, três aspectos ficam ressaltados na visão desses filósofos:

1. O Racionalismo, onde a virtude pauta a ação que é controlada pela razão;

2. O naturalismo, em que as nossas ações estão em conformidade com a natureza, e, por fim;

3. A inseparabilidade entre a ética e a política, na qual se espera que o indivíduo haja em comum acordo com valores estabelecidos por uma sociedade, na direção de que assim, encontre a liberdade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com