TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Exames: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  2.015 Visualizações

Página 1 de 9

1. Pautando-se nas discussões empreendidas no fascículo, escreva um texto argumentando sobre a importância da arte no universo escolar.

Com a arte a criança desenvolve a auto expressão e estuda de forma afetiva com o mundo criticando,opinando sugerindo através da utilização das cores,formas tamanhos símbolos e outros.

A arte tem um papel fundamental por conta de que o aluno demonstra a sua capacidade de mostrar o mundo atual ou o mundo imaginário.

2. Explique o conceito de arte, citando a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica.

A arte erudita cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimentos técnicos e formais apurados. Arte Popular ou Folclórica: é aquela em que o artista aprende seu oficio como estrutura, modelagem e outros. Arte de Massa:é aquela cuja a população é o alvo,subordinada ao modismo,visando entretenimento e lucro,produzida por um grupo cuja classe social difere do público a que está destinada.

3. Como era desenvolvida a arte na pré-história?

No período conhecido como Paleolítico Superior a arte era desenvolvida através de desenhos nas pedras e paredes de cavernas,e os artistas que realizavam desenhos tinham vários privilégios nas suas comunidades pois muitos acreditavam que esses desenhos poderiam prever algo que aconteceria no futuro.

4. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione três dessas culturas típicas da Idade Antiga e escreva sobre as principais características da respectiva produção artística.

ARTE ISLÂMICA: engloba a literatura, a música, a dança, o teatro e as artes visuais de uma ampla população do Oriente Médio que adotou o Islamismo

ARTE GREGA: uma arte mais ligada a inteligência, pois seus reis eram seres inteligentes, que se dedicavam única e exclusivamente a proporcionar bem estar ao povo grego.

Arte Egípcia: No Antigo Egito as obras de arte possuíam um forte caráter religioso e funerário.Essas características podem ser explicadas em função da crença que os egípcios tinha na vida após a morte. Há representações artísticas de deuses, faraós e animais explicadas por textos em escrita hieroglífica.

5. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? Responda, explicando as peculiaridades da arte na Alta Idade Média e na Baixa Idade Média.

Na alta idade Média o que prevaleceu foi o estilo românico onde a pintura e a escrita eram usadas para representar passagens bíblicas.Na Baixa Idade Média predominava o estilo gótico que tinha como significado a proximidade com o céu,ela expressava a busca pelo realismo utilizava a variação de cores e a expressão do sentimento tendia para o renascimento cultural,mas conservando ainda imagens de cunho religioso.

6. Esclareça a influência do Movimento Renascentista na arte moderna.

Retorno á cultura Greco-romana, o homem passa a ser o centro do universo(antropocentrismo),ênfase a inteligência humana,aptidão artística e métodos científicos,arquitetura renascentista com equilíbrio,diferente do gótico,esculturas com caráter humanista,pintura com representação do indivíduo e da natureza.

7. Na Idade Moderna, são citados pintores, arquitetos, escultores e escritores famosos. Escolha uma dessas personalidades, pesquise e escreva sobre a sua vida e algumas de suas obras. Se possível, acrescente ilustrações.

Alessandro di Mariano Filipepi passou à história da arte como Sandro Botticelli, o pintor mais notável da segunda metade do século 15. O nome Botticelli deriva do apelido de seu irmão mais velho, Giovanni, conhecido como Il Botticello (o pequeno barril).Sandro foi aprendiz de Andréa del Verrocchio entre 1467 e 1470, na mesma época de Leonardo da Vinci. Aos 25 anos abriu seu próprio ateliê e recebeu a encomenda de pintar "A Coragem", para uma instituição judicial florentina.Dedicou boa parte de sua carreira às grandes famílias dessa cidade-Estado da Toscana, especialmente os Medici, para os quais pintou retratos. Entre tais obras destacam-se "Retrato de Giuliano de Médici" (1475-1476) e "A adoração dos Magos" (1476-1477), obra que o colocou definitivamente sobre a proteção dessa rica e importante família, que protagonizava a história de Florença e da Itália na época.Em 1481, Botticelli foi chamado a Roma pelo Papa Sisto 4º. para trabalhar, junto com Ghirlandaio, Luca Signorelli, Cosimo Rosselli e Perugino, na decoração da capela Sistina, onde realizou os afrescos "As provações de Moisés, "O castigo dos Rebeldes" e a "Tentação de Cristo". Sua arte foi influenciada por artistas importantes como Fra Filippo Lippi e o pintor e gravador Antonio del Pollaiuolo. Participou dos círculos da corte de Lorenzo de Medici, recebendo a influência do neoplatonismo cristão que pretendia conciliar as idéias cristãs com as clássicas.

8. Escolha apenas uma dentre as obras artísticas da arte contemporânea e desenvolva o método de Ott para leitura de imagens (Técnica “Olhando Imagens”).

9. Quais são as linguagens artísticas? Sintetize o conteúdo que trata dessa temática, apresentado na primeira unidade.

Artes visuais: Pinturas, desenhos, gravura, cinema, escultura, instalação, arquitetura, moda, entre outros. Retrata por meio da visão a ideologia do autor. Teatro:Expressa-se como a dança, porém com falas ou gestos marcados que transmitam diretamente a ideia central da peça.Dança: transmite com seus movimentos soltos ou marcados e com o ritmo compassado ou apressurado, a ideia do autor, sendo comparado ao teatro por suas encenações. Pode ser feita nos planos baixo (deitado), plano médio (ajoelhado, agachado, ou curvado) e plano alto (em pé).

Musica :envolve os ouvintes, transmitindo tanto com a letra quanto com o ritmo. Uma das mais belas formas de arte.

UNIDADE 2

JOGOS E RECREAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.

1. Qual é o papel da brincadeira no processo de desenvolvimento infantil?

O brincar constitui parte integrante no processo de aprendizagem,pois através dele a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Ao brincar, exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais

2. Elabore uma sugestão de atividade que envolva a arte visual, citando os objetivos, os materiais e os procedimentos a serem desenvolvidos. Utilize exemplos que não foram citados na unidade 2 do fascículo.

DESENHO MÁGICO:Desenhar no papel usando apenas giz de cera branco, em seguida, com pincel passe tinta guache em toda folha. As crianças adoram a surpresa!

3. O que são jogos dramáticos ou teatrais? Cite dois exemplos que não foram apresentados na apostila.

Jogos dramáticos ou teatrais são aqueles em que há faz-de-conta ou simulação.O Mestre mandou:Para brincar é preciso ter três ou mais participantes.Uma das crianças começa como mestre. Ela diz “o mestre mandou…”, faz um ou mais movimento e os outros devem segui-la.Os outros repetirão somente se o mestre disser primeiro “o mestre mandou”. As ordens que não começarem com essas palavras não devem ser obedecidas.Sai aquele que não cumprir as ordens ou cumpri-las sem a palavra de comando.O próximo mestre é aquele que conseguir fazer todos os movimentos e ficar até o final.

4. Pesquise um jogo musical, descreva-o e aponte a faixa etária em que pode ser trabalhado (Não utilize os exemplos citados no fascículo; busque ou elabore novas sugestões).

Cabra-cega sonora:pode ser trabalhado a partir de 5 anos.As crianças devem formar duplas: uma escolhe um instrumento enquanto a outra venda os olhos.

Os alunos, então, marcam um local de chegada na sala, podendo colocar obstáculos no meio do caminho, fazendo curvas e retas que devem ser seguidas.A criança dos olhos vendados deve dar cinco voltas e, depois, a criança com o instrumento deve guiá-la até o ponto de chegada apenas com o som de seu instrumento, sem tocá-la.O professor deve cronometrar o tempo de chegada das duplas. A dupla que chegar mais rápido ao ponto de chegada ganhará o jogo.As duplas podem ser invertidas depois, ou seja, a criança que guiou pode ter os olhos vendados enquanto a outra a guia.

5. O que são brincadeiras cantadas? Responda e cite um exemplo.

Brincadeiras cantadas são formas mais elementares de dança, nas quais existem ritmo e movimento, a educação através da música além de trabalhar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças, contribui também para a formação da personalidade do ser humano.É uma atividade completa de grande valor educativo, onde a criança se envolve integralmente.EX:

A canoa virou as crianças sentadas em circulo

A canoa virou vou deixar ela virar foi por causa do Pedro que não soube remar,se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava o Pedro La do fundo do mar

As crianças giram cantando somente a primeira parte da música até o verso:" QUE NÂO SOUBE REMAR". Elas trocam "Pedrinho" pelo nome de um colega. O escolhido se solta, vira-se de costas para o centro da roda e dá as mãos novamente para os colegas. A cantoria recomeça e o grupo vai elegendo um a um os companheiros até que todos tenham sido chamados e de costas para o centro da roda. Ainda girando, eles começam a segunda parte da canção, chamando novamente os colegas, um a um. A brincadeira termina quando todos estiverem novamente de frente para o centro da roda.

6. A recreação deve considerar as características e necessidades de cada indivíduo: criança, adolescente, jovem ou adulto. Pesquise uma atividade ou jogo recreativo, descreva-o e indique a faixa etária em que pode ser trabalhado.

Alunos divididos em dois grupos, com número igual de alunos e em fileira. Os alunos deverão ficar com os pés afastados um do outro e encostado no pé do aluno ao lado. Dado o sinal do professor, o primeiro aluno de cada equipe tem que se abaixar, e em 4 apoios deve passar por baixo das pernas do companheiro fazendo o zigue-zague. Somente quando o primeiro aluno chegar no último aluno da fileira e ficar na posição dos demais é que o próximo da fila continua a atividade.

Atividade indicada para crianças a partir de 4 anos.

7. Esclareça algumas das contribuições do jogo para o desenvolvimento humano.

O jogo auxilia a criança no desenvolvimento da comunicação,estimula também o pensamento,a reflexão,ajuda a criança a expressar suas emoções e a relacionar-se com seus amigos,contribui para o desenvolvimento físico-motor e também na construção de relações como afeto e respeito para com o próximo.

8. Diferencie jogos competitivos e jogos cooperativos.

Jogo competitivo é um jogo onde pessoas individualmente se enfrentam ou grupos se enfrentam.

Cooperativo é um tipo de jogo onde as pessoas se ajudam para todas juntas conquistar um só objetivo.

9. Pesquise e descreva dois exemplos de jogos competitivos e dois exemplos de jogos cooperativos. (Não utilize os jogos descritos no fascículo).

JOGOS COMPETITIVOS:BRIGA DE GALO.Alunos em duplas, uma de frente para outra de cócoras, sem colocar os joelhos no chão e de mãos dadas. Ao sinal do professor, os alunos devem fazer força e ter equilíbrio para derrubar o oponente ou fazer com que o mesmo coloque os joelhos no chão(Muito utilizado na iniciação ao judô). O professor pode fazer essa atividade por pontuação ou por tempo, o professor marca 2 minutos e ao final desse tempo vence quem fizer mais pontos.Pode fazer com eliminatórias até sair o campeão. Coleta do lixo

Cada equipe montara suas duplas, serão espalhadas varias bolas pela quadra que estarão representando o lixo, cada dupla devera recolher um lixo de cada vez e

colocá-lo na lixeira (alvo), a segunda dupla de cada equipe só poderá pegar o seu lixo quando a outra já tiver efetuado todo o percurso e colocar o lixo em seu devido lugar. Cada integrante de cada dupla devera obrigatoriamente utilizar apenas um das mãos para apanhar o lixo. A equipe que recolher o maior número de bolas lixo será a vencedora e poderá andar uma casa no tabuleiro.Duração: a atividade será encerrada a partir do momento em que todo o lixo espalhado pela quadra for totalmente recolhido.

COOPERATIVOS:

Nó Humano:Formação Inicial: alunos divididos em grupos de no máximo 9 alunos.

O professor pede para que os alunos do grupo fiquem em círculo e todos os alunos devem dar as mãos um aos outros entrelaçando as mãos. Nenhum aluno pode dar as mãos ao aluno do lado e também não pode segurar nas mãos da mesma pessoa. Termina a atividade quando os alunos do grupo, sem soltar as mãos formarem um círculo.Essa atividade é ideal para o início do ano e serve para o professor conhecer quem é o líder do grupo, aquele que lidera as ações, conhecer o aluno mais acomodado, aquele que não toma nenhuma iniciativa e conhecer aquele aluno ‘malandrinho’, aquele que quando o professor não está olhando, ele solta as mãos ou da um jeitinho de levar vantagem.

Vaqueiro Laçador:Formação inicial: Alunos espalhados pela quadra, o professor coloca no fundo da quadra, diversos bambolês. Escolhe um aluno que será o Vaqueiro que colocará um bambolê na cintura(simbolizando o cavalo) e o outro bambolê na mão (simbolizando uma corda). Ao sinal do professor, o aluno(vaqueiro) sai em perseguição aos demais alunos . Assim que algum aluno for laçado, este deve pegar dois bambolês que estão no fundo da quadra e se torna vaqueiro, ajudando o primeiro na captura dos demais. Termina a atividade, quando todos forem capturado.

...

Baixar como  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »