TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Artigo: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Imprimir Trabalho Pg 361

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

1-O que se quer dizer quando se afirma que “ a ideologia não nasce do nada nem repousa no vazio, mas exprime, de maneira invertida, dissimulada e imaginaria, a práxis social e histórica concetras”?

Quer dizer que há na prática democrática e nas ideias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber.

2-Que significa afirmar que as ideias de igualdade e liberdade como direitos civis dos cidadãos vão muito alem de sua regulamentação jurídica formal?

Significa que os cidadãos são sujeito de direitos e que, onde tais direitos não existem nem estejam garantidos, tem o direito de lutar por eles e exigi-los. É esse o cerne da democracia.

3-Explique em que medida um direito difere de uma necessidade ou carência ou de um interesse.

Uma necessidade ou carência é algo particular e especifico. Alguém pode ter necessidade de água, outro de comida. Há tantas necessidades quanto indivíduos, tantas carências quanto grupos sociais. Um direito, ao contrário de necessidade, carência e interesses, não é particular e específico, mas geral e universal, válido para todos os indivíduos, grupos e classes sociais.

4-Com base na resposta da questão anterior, em que momento podemos dizer que uma sociedade – e não um simples regime de governo – é democrática?

Dizemos que uma sociedade (e não um simples regime de governo) é democrática quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.

5-a democracia grega era direta; a moderna é representativa. O que isso significa?

Em Atenas aquele que eram considerados cidadãos participavam diretamente das assembleias e decidiam os rumos políticos da cidade. Havia, portanto, em Atenas, uma democracia direta. Em nossa época, a democracia direta praticamente não existe mais

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

. Os Estados foram ficando, com o tempo, muito complexos, com extensos territórios e populações numerosas. Tornou-se inviável a proposta dos próprios cidadãos exercerem diretamente o poder. Assim, a democracia deixou de ser o governo direto do povo. O que encontramos, atualmente, é a democracia representativa, em que os cidadãos elegem seus representantes políticos para o governo do Estado, que deveriam exercer o poder pelo povo e para o povo.

6-Que se entende por direitos sociais?

Direitos sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva. Os direitos sociais do homem consistem em: o direito à vida (direitos da mãe, direitos da infância,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com