TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  25/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Nascimento: 28 de junho de 1712 Genebra, Suíça

Morte: 2 de julho de 1778  ( 66 anos ) Ermennoville, França  

iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. O centro das idéias e pensadores Iluministas foi a cidade de Paris.

O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo1 e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

Huguenotes era o nome dado aos protestantes franceses durante as guerras religiosas na França (segunda metade do século XVI). Cerca de 300.000 deles deixaram a França, após as dragonnades (perseguições contra as comunidades protestantes, sob Luís XIV) e a revogação do Édito de Nantes, em 18 de outubro de 1685. Eram majoritariamente calvinistas e membros da Igreja Reformada.

Misantropia é a aversão ao ser humano e à natureza humana no geral. Também engloba uma posição de desconfiança e tendência para antipatizar com outras pessoas. Um misantropo é alguém que desconfia da humanidade de uma forma generalizada.

  1. Jean-Jacques Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu de infecção puerperal nove dias depois do parto
  2. Foi criado pelo pai, Isaac Rousseau, um relojoeiro calvinista
  3. cujo avô fora um huguenote fugido da França
  4. Aos 10 anos teve de afastar-se do pai, mas continuaram mantendo contato.
  5. Na adolescência, foi estudar numa rígida escola religiosa sendo aluno do pastor Lambercier. Gostava de passear pelos campos.
  6. Acaba tendo como amante uma rica senhora e, sob seus cuidados, desenvolvendo o interesse pela música e filosofia. Longe de sua protetora, que agora estava em uma situação financeira ruim e com outra amante, ele parte para Paris.
  7. inovado muitas coisas no campo da música
  8. obteve sucesso com uma de suas óperas, intitulada O Adivinho da Vila
  9. Aos 37 anos, participando de um concurso da academia de Dijon cujo tema era: "O restabelecimento das ciências e das artes terá favorecido o aprimoramento dos costumes?", torna-se famoso ao escrever respondendo de forma negativa o Discurso Sobre as Ciências e as Artes, ganhando o prêmio em 1750
  10. Após isso, Rousseau, então famoso na elite parisiense, é convidado para participar de discussões e jantares para expôr suas ideias.
  11. Rousseau teve cinco filhos com sua amante de Paris, porém, acaba por colocá-los todos em um orfanato.
  12. Ainda no ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convite do filósofo David Hume. De volta à França, no ano de 1767, casou-se com Thérèse Levasseur.
  13. Depois de toda uma produção intelectual, suas fugas às perseguições e uma vida de aventuras e de errância, Rousseau passa a levar uma vida retirada e solitária.
  14. Nesta época, dedica-se à natureza, que sempre foi uma de suas paixões.
  15. Morte : 2 de julho de 1778

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (393.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com