TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Da Pag 352 E 353

Ensaios: Trabalho Da Pag 352 E 353. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  6.097 Visualizações

Página 1 de 5

1- Explique o que foi o Renascimento?

R: O Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história Europeia, considerado como marcando o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. O Renascimento é normalmente considerado como tendo começado no século XIV na Itália e no século XVI no norte da Europa.

2- Compare as teorias medievais e as teorias renascentistas no tocante á política e á religião?

R: A política renascentista constitui de estados fortes, de soberania e autonomia. Apesar do poder, o monarca não deveria ser autoritário em excesso. O absolutismo, forma política de governo do Renascimento, trouxe alguns princípios puros da democracia, tais como, o direito de ir e vir, a liberdade de expressão, o desabrochar do capitalismo e a eleição. O pensamento medieval tinha como formação política o feudalismo, no qual dava poder absoluto ao rei. Ele não podia ser questionado, dominava a economia e toda a riqueza do reino. Era uma política totalmente autoritária. Em relação à religião, o renascimento trouxe o uso do humanismo e da razão, a qual diziam que a razão era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo).O pensamento medieval utilizava a religião e o clero para ajudar no comando e organização da população, ameaçando-as com ordens e meios, que se não fossem seguidos iriam levar a pessoa ao inferno.

3- Embora divergentes ,as teorias medievais e as teorias renascentistas tinham também pontos em comum. Cite dois deles e comente-os

R: Os renascentistas pensavam que o HOMEM era o centro de tudo, a idéia do Antropocentrismo, idéia renascentista. Os ''medievais'', pensavam que DEUS era o centro de tudo, os homens medievais pensavam que tudo o que acontecia, era o resultado da vontade de Deus. O antropocentrismo criou o Humanismo, o individualismo, o naturalismo, o Hedonismo e várias outras teorias renascentistas.

Os povos medievais eram aliados a igreja que se opunham aos pensamentos antropocêntricos, e claro também se opunham aos pensamentos renascentistas.

4- Em que situação ouvimos as expressões maquiavélico e maquiavelismo?

R:Sempre ouvimos esse tipo de expressão sobre uma pessoa que é manipuladora, que não mede o meio para conseguir um certo fim, uma pessoa duas caras, falsa. etc. Diferentemente dos teólogos, que partiam da Bíblia e do Direito Romano para formular teorias políticas, e, diferentemente dos contemporâneos renascentistas, que partiam das obras dos filósofos clássicos para construir suas teorias políticas, Maquiavel parte da experiência real de seu tempo.

5- Explique em que consiste a ruptura da obra maquiaveliana em relação á tradição política?

R: Porque desvinculou a política da religião e da moral.

6- Segundo O príncipe ,toda cidade está dividida em dois desejos opostos. Que desejos são esses? Explique-os.

R: Era o desejo dos grandes de oprimir e comandar e o desejo do povo de não ser oprimido e não ser comandado.

7- Qual é ,para Maquiavel ,o ponto de partida da política?

R: A formulação de um sistema teórico que confere à política autonomia em relação à ética – particularmente no que concerne à ética cristã – é o ponto de partida de uma construção filosófica que, na verdade, lança as bases de uma ética política original. As engrenagens e parâmetros que envolvem as relações de poder e a administração do Estado moderno tomam como suposto uma concepção autenticamente humanística da política, isto é, destituem o homem histórico de idealizações divinas. Nessas condições, o sistema moral que preside a atividade política apenas exprime uma lógica própria, a qual introduz autêntica ruptura com os padrões de moralidade política até então vigentes.

8- O que pensava Maquiavel a respeito da idéia do Bom Governo encarnada no príncipe virtuoso?

R: Não se trata do príncipe virtuoso no sentido medieval enquanto bom e justo segundo os preceitos da moral cristã, mais sim daquele que tem a capacidade de perceber o jogo de forças que caracterizam a política para agir como energia a fim de conquistar e manter o poder implantando medidas controversas.

9- Que idéias Maquiavel demole com sua obra?

R:

10- De que maneira Maquiavel retorna a oposição virtude-fortuna? Que novos sentidos ele dá a essa oposição?

R: A oposição virtude-fortuna jamais abandonou a ética e como esta surgia inseparável da política, a mesma oposição se fez presente no pensamento político. Virtude, conceito poliédrico e a qualidade do homem que o capacita a realizar grandes obras e feitos o poder humano de efetuar mudanças e controlar eventos. A fortuna e o caso, o curso da história, o destino cego, o fatalismo, a necessidade natural. Maquiavel se propõe a mudar esse equilíbrio em favor a virtude.

11- O que significa dizer que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com