TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Eco Vemser

Dissertações: Trabalho Eco Vemser. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  10.428 Palavras (42 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 42

SUMÁRIO

1 LOCALIZAÇÃO ....................................................................................3

2 MAPA FÍSICO .......................................................................................4

3 BRASÃO DOS ESTADOS ....................................................................5

4 BANDEIRAS ..........................................................................................12

5 ORIGEM ................................................................................................ 13

6 ASPECTOS GEOGRÁFICOS ............................................................... 15

7 ASPECTOS CULTURAIS ....................................................................... 18

8 POLO ECONOMICO .............................................................................. 24

9 POLITICA .............................................................................................. 25

10 INFRAESTRUTURA ............................................................................ 37

11 EDUCAÇÃO, SAUDE E ESPORTE .................................................... 40

12 CURIOSIDADES ................................................................................. 47

13- REFERÊNCIAS.................................................................................... 48

1- LOCALIZAÇÃO

A Região Nordeste do território brasileiro é composta por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sua extensão territorial é de 1.554.257 quilômetros quadrados, sendo o terceiro maior complexo regional do Brasil, ocupando 18,2% da área do país. O território nordestino limita-se com as regiões Norte (a oeste), Centro-Oeste (a sudoeste), Sudoeste (ao sul), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (ao norte e leste). Está situado entre os paralelos de 01° 02' 30" de latitude norte e 18° 20' 07" de latitude sul e entre os meridianos de 34° 47' 30" e 48° 45' 24" a oeste do meridiano de Greenwich. Limita-se a norte e a leste com o Oceano Atlântico; ao sul com os estados de Minas e Espírito Santo e a oeste com os estados do Pará, Tocantins e Goiás.

Um fato interessante é que a região possui os estados com a maior e a menor costa litorânea, respectivamente Bahia, com 932 km de litoral, e Piauí, com 60 km de litoral. A região toda possui 3.338 km de praias.

Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população nordestina totaliza 53.081.950 habitantes, abrigando cerca de 28% da população residente no Brasil. A densidade demográfica é de 34,1 habitantes por quilômetro quadrado; o crescimento demográfico é de 1,3% ao ano. A população urbana é maioria, 73%. O estado da Bahia é o mais populoso (14.016.906 habitantes); Sergipe possui a menor concentração populacional da Região (2.068.017 habitantes).

O Nordeste apresenta características físicas e socioeconômicas que variam de acordo com a região, fato que criou as sub-regiões do Nordeste: Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

2- MAPA FÍSICO

3– BRASÃO DOS ESTADOS

Alagoas

O brasão de armas do Estado de Alagoas lembra sua formação política, sua história e sua geografia. Após sua independência, feita por ato do Rei D. João VI em 16 de setembro de 1817, separou-se da então capitania de Pernambuco e constituiu o território da então comarca das Alagoas, formada por três vilas, sendo elas Alagoas, Porto Calvo e Penedo

As três tainhas postas uma por sobre a outra representam as três principais e maiores lagoas da então povoação: A Mundaú, a Manguaba e a de Jequiá. Representam igualmente a maior riqueza da região: a pesca, com as indústrias e cultura do coqueiro.

A estrela de prata de cinco pontas, posta no alto do escudo faz referência a uma das estrelas que estão no brasão e na bandeira do Brasil e quer dizer que Alagoas é uma das unidades da Federação Brasileira.

Bahia

No brasão da Bahia, a estrela simboliza o Estado. No centro, a embarcação com a vela içada, onde um marinheiro acena com um lenço branco e, ao fundo, vê-se o Monte Pascoal, representa o local do primeiro registro visual de terra pela esquadra de Cabral. O laço vermelho apresenta o lema “Per arduasurgo”,que significa “Pela dificuldade venço”,“vencer apesar das dificuldades”. À esquerda nota-se um homem seminu, com uma marreta, uma bigorna e uma roda, representando a indústria local; à direita, uma mulher com um capuz vermelho que faz alusão à liberdade, carrega a bandeira da Bahia atrás do triângulo maçônico.

Maranhão

É composto por uma moldura dourada que contorna um círculo, sendo que este é dividido em quatro partes: as duas da direita, nas cores verde e amarelo, representam as cores nacionais; já as duas da esquerda retratam a bandeira do estado (parte superior), e o emblema da instrução (parte inferior)

Ceará

A jangada é um dos mais famosos ícones do estado e representa a tenacidade e a bravura do povo cearense. A Carnaubeira ao lado da jangada é conhecida como a árvore da vida, já que oferece uma infinidade de usos ao homem. O Farol representa a luz e a orientação para os que chegam e partem. O forte, acima do desenho do brasão, simboliza a resistência às adversidades e é um refúgio interior do homem. Ele remete ao forte em que, ao seu redor, a primeira vila cearense foi formada. O pássaro branco que voa por sobre a jangada e a carnaubeira representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com