TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Mito

Por:   •  1/4/2013  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

O Mito da Caverna de Platão

O mito da caverna de Platão trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

Os primeiros habitantes da caverna se igualam com as pessoas que vivem atualmente, se analisarmos bem, veremos que o nosso conhecimento é sombrio, sem plena certeza de nada, não sabemos quem somos e de onde viemos, se estamos sozinhos no universo, onde o universo acaba, muitos acreditam naquilo que vê, sem contestar nada. O próprio mito nos revela como nos distraímos com algumas coisas tão banais e fúteis da vida, não analisamos o contexto e a beleza das coisas mais profundamente.

Eles ficavam admirando as sombras das pessoas, animais, objetos que passavam, mas não viam como era este objeto realmente, não podiam ver como as pessoas e os animais eram, sua cor, forma, aparência, só viam a sombra e não os donos das sombras. Mas quando um deles resolveu conhecer o mundo fora da caverna e voltou para acordar os outros para a realidade, foi recebido com nervosismo e medo, porque achavam que somente as sombras eram a realidade, somente aquilo mostrava a vida. No mundo hoje não é diferente, o ser humano tem se voltado para a mídia, para as “fofocas”, “novelas”, “filmes”, entre outras coisas, achando que aquilo que ele está vendo e assistindo é a mais pura verdade, quando muitas vezes não é, dizendo que somente o que a mídia faz ou mostra é o certo, quando muitas vezes tudo é programado, como o “famoso” big brother ou até mesmo filmes que nos contam uma realidade totalmente diferente, fazendo com que a pessoa acredite, por exemplo, em magia, duendes, fantasmas, entre outras coisas.

A pessoa fica tão vidrada na TV, Jornais, Rádio, ou outro meio de comunicação qualquer, que não pára para observar a realidade a sua volta, não abre os olhos para contemplar a vida. Uma pessoa assim só se movimenta, só vive, se for através da mídia, e não sai para analisar se aquilo que estão apresentando para ela é verdade, se aconteceu realmente, como que foi, se existe mesmo aquilo que foi falado... Não se interessa em descobrir a vida através de outros meios como em um esporte, um bom livro, viagens, formação estudantil, pesquisas feitas por doutores, dentre outros.

A única saída que nos resta é acordar para a vida, despertar de um mundo materialista que só tende a nos consumir diariamente, enfraquecendo nossas mentes e tornando-as cada vez mais dependentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com