TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pronto De Sociologia Da Educacao

Artigo: Trabalho Pronto De Sociologia Da Educacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  5.138 Visualizações

Página 1 de 9

|

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Alessandra Maria da Silva Duarte: ale.donah83@hotmail.com RA: 367594

Andréa Bezerra de Carvalho: andreabcarvalho2011@hotmail.com RA: 393745

Claudiana Rodrigues Simão: Diana-rsimao@hotmail.com.br RA: 395865

Luana Alves de Oliveira: luana_gustavooliveira@hotmail.com RA: 341939

Thais Pires Leite: thaispiresmilk@hotmail.com RA: 398046

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Professora Ma. Mariciane Mores Nunes

IRECÊ – BA, 18 de novembro de2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho esta sendo introduzido na disciplina de Fundamentos Sociológicos da Educação, orientado pela professora (EAD) Mariciane Mores para fins avaliativos do quarto semestre, o mesmo tem com principal objetivo desenvolver um pensamento crítico baseado nos fundamentos da sociologia.

O estudo da sociologia visa entender o porquê dos conflitos gerado dentro de uma sociedade pelo ser humano, tendo como alvo facilitar as compreensões da sociedade, ou seja, estudar questões culturais criada pelo sujeito, que tem como fundador Karl Marx, Max Weber sendo que Emille Durkhein criador da Sociologia da Educação que para o mesmo as funções do professor e formar cidadãs capazes de contribuir, formar, opinião própria para a harmonia da sociedade. Segundo Durkhein a Sociologia da Educação oportuniza os seus pesquisadores e estudiosos compreender que a educação se da no contexto de uma sociedade que por sua vez é resultante da educação também da oportunidade de compreender e caracterizar a relação ser humano, sociedade e educação.

CONTRIBUIÇAO DA SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇAO

A sociologia é uma ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. Seu principal objetivo é o estudo da sociedade, focalizando na educação como uma forma importante de relacionamento entre as pessoas. É a ciência que estuda significativamente para a conscientização social e a formação do espírito crítico para também aperfeiçoar o conhecimento social, auxiliando as pessoas interessadas a compreenderem melhor o comportamento dos grupos sociais.

Um dos sociólogos que se preocupou com essa questão foi Durkheim. Pois acreditava que a educação está diretamente ligada a vida social. Já que a escola foi uma criação planejada pelo homem. Foi o primeiro sociólogo a acreditar e afirmar que a escola é uma instituição fundamental para a formação dos indivíduos, pois ela e a sociedade interagem e se completam.

Segundo a sociologia da educação, o processo educacional, não pode ser separado do espaço da aprendizagem, pois é o ambiente em que deverão acontecer as ações do cotidiano e de suas implicações.

Pode-se afirmar que os escritos de Durkheim ultrapassam seu tempo, se apresentando como um ponto de partida para reflexão da vida em sociedade nos dias atuais, contribuindo para o campo de debate da docência.

Contudo a contribuição da sociologia para a atuação dos professores não se baseia apenas a uma prática profissional, mas sim a uma atitude de vida quando se identifica a forma em que as sociedades são organizadas, em termo do poder político, econômico e social em que professores e alunos passam assumir um compromisso com a qualidade do ensino e da vida das pessoas.

Além disso, os pensamentos de Durkheim demonstram elementos presentes na educação como: A descoberta de conhecimento através do contato direto com a sociedade e a idéia de que o homem pode criar um modelo novo da sociedade.

Conforme os parâmetros curriculares nacionais, os conhecimentos sociológicos permitem uma discussão acurada de como as diferenças étnicas, culturais e regionais não podem ser reduzidas à dimensão socioeconômica de classes sociais.

Porém, a sociologia permite ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado, explica a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos, e também estuda os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais.

A sociedade atual é marcada por grandes conflitos, pela falta de paz social onde é gerada grande violência física e moral. Grande parte desse problema está relacionado a supervalorização das questões econômicas e a desconsideração dos aspectos culturais entre os povos, constata-se diante disso a urgência por uma maior preocupação com a sociedade.

Os conflitos sociais se resumem como reflexo da busca dos segmentos “menos favorecidos” da sociedade por um reconhecimento de suas identidades culturais, essa grande violação do direito a cultura, trará resultados desfavoráveis ao desenvolvimento da sociedade humana. Torna-se imprescindível o questionamento sobre o que pode e o que deve ser feito para minimizar as conseqüências negativas causadas por essas questões. Nesse sentido a educação possibilita viabilizar a liberdade do ser humano, ou seja, na integração entre ensino, cultura e trabalho.

O ensino seria um instrumento para o conhecimento e também para a transformação social e do mundo.

Muitos vêem “os menos favorecidos” coma seres incapazes de algum progresso, essa reprodução social legitima as desigualdades sociais existentes dentro da escola. A escola como agente socializador não promove a igualdade de oportunidades, nem transmite da mesma maneira um conhecimento superior e muito menos avalia calcada em critérios universalistas. O acesso á educação, o sucesso escolar, a possibilidade de escolaridade prolongada até a universidade estão reservados àqueles cujas famílias pertencem á classe dominante, ou seja, aos herdeiros de sistemas privilegiados, a escolas reproduz os privilégios existentes na sociedade, beneficiando já socialmente favorecidos.

A educação familiar das crianças vindas das classes privilegiadas é muito próxima daquela que receberão na escola, isto é, seus hábitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com