TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Simutaneo

Casos: Trabalho Simutaneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

teoria de orem

Falar sobre o autocuidado nos reflete a responsabilidade que cada um exerce em função de si mesmo, de quem cuida e de quem é cuidado. O cuidado tem diversos significados, que por sua vez são complexos e sem uma concepção definida.

O cuidado somente surge quando a existência de alguém tem importância, portanto, cuidar de alguém é ter estima apreço pela pessoa, e deixar uma pessoa cuidar de si próprio é valorizar as suas próprias conquistas.

Muitas vezes os cuidadores ultrapassam a barreira dos cuidados, achando que uma pessoa pela sua incapacidade não consegue cuidar de si próprio, isso faz com que a própria acaba perdendo sua autoridade e sua independência.

Nós como profissionais temos que enxergar essa atitude, deixando que o cliente caminhe com suas próprias pernas. Com essa visão Dorothea Elizabeth Orem, estudou e desenvolveu as teorias, onde ela fala –“ que cada um é capaz de cuidar de si próprio, independente da idade ou sexo, ou tamanho”.

Foi uma enfermeira e empresária estadounidense. Seu pai era trabalhador de construção civil e pescador; sua mãe dona de casa. Iniciou sua carreira profissional em enfermagem na Escola de Enfermagem do "Providence Hospital Washington – EUA". Concluiu o curso de enfermagem em 1930 e o mestrado em enfermagem no ano de 1939 e o mestrado em ciências da educação em enfermagem em 1945, pela Universidade Católica da América. Recebeu vários títulos e graus honoríficos, inclusive o de Doutora em Enfermagem. Iniciou os estudos a respeito da sua teoria em 1958. Em 1958 Dorothea Elizabeth Orem teve uma intuição acerca de que os indivíduos necessitavam da ajuda da enfermeira e que eles podem ser ajudados por ela.

Em 1992 foi nomeada membro honorário da América Academy of Nursing .

Como profissional de enfermagem trabalhou como enfermeira de equipe e particular, educa-dora de enfermagem, administradora e consultora de enfermagem. No período entre 1949 a 1957 foi assessora de serviços institucionais do Conselho de Saúde do estado de Indiana e entre 1957 e 59 participou como consultora para Secretaria de Educação do Departamento de Saúde, Educação e Bem-estar em um projeto com objetivo de melhorar o treinamento de en-fermagem prática, o que a levou a publicar em 1959 o conceito de enfermagem como auto-cuidado.

Dando continuidade no desenvolvimento dos seus conceitos de enfermagem de autocuidado publicou em 1971 Nursing: Concepts of practice em quatro edições. A primeira enfocava o individuo; a segunda unidade multipessoais-família, grupos e comunidades; a terceira apre-sentava geral teoria de enfermagem de Orem constituída por três bases teóricas relacionadas autocuidado, déficit de autocuidado e sistemas de enfermagem e a quarta dando ênfase à cri-ança, os grupos e a sociedade.

Orem faleceu em 22 de junho de 2007, pouco antes de completar 93 anos, na cidade de Sa-vannah, Geórgia, Estados Unidos, em sua residência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com