TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho e tortura filosofando página 79

Por:   •  27/8/2015  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  11.517 Visualizações

Página 1 de 2

1-) O trabalho é visto como tortura quando o homem passa ser dependente deste, mesmo que cause infelicidade e alienação ao trabalhador que se submete a condições exploratórias. O mesmo é visto como humanizador quando este auxilia o ser humano a encontrar sua própria subjetividade, modificando a relação do trabalhador com o mundo e com ele mesmo. Acredito que quando o trabalho é associado ao prazer ele se torna humanizador, já quando é associado simplesmente ao lucro, é extremamente torturante.

2-) Durante a antiguidade o trabalho era dividido de acordo com sua força e a tarefa, essa divisão se baseia na cooperação e na complementação apenas, e não na exploração. Esta surgiu quando as primeiras propriedades privadas foram criadas, causando a dicotomia do trabalho (os que planejam X os que executam). Na idade média, a riqueza se restringia a posse de terras e o trabalho era considerado uma atividade para os inferiores. Já na idade Moderna, as atividades mercantis e manufaturadas ganharam espaço de modo que a riqueza passa a significar também dinheiro (poder econômico/cash); e devido a isso, valorizavam a técnica e o trabalho.

3-) Para Marx, o fetichismo da mercadoria ocorre quando os produtos são humanizados e o fetichismo do trabalhador, quando o operário é coisificado.

4-) A disciplina é mantida a partir da dominação, que ocorre por meio de vigias constantes, supervisões, regulamentos, proibições e penalizaçoes. E conforme o tempo passa, essa disciplina torna-se "natural" ao ser humano, quando na verdade trata-se de manipulação.

6-) Há expectativa em relação aos jovens e o seu modo de pensar, e por isso, essa era requisita não só os conhecimentos básicos e técnicos, mas também habilidades para tomadas de decisões, relacionamento e posicionamento dentro de uma sociedade, consequentemente no mercado de trabalho também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com