TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho filosófico

Tese: Trabalho filosófico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES DAS AULAS 5, 6, 7 e 8

ATIVIDADE DA AULA 5

Por que dizemos que o trabalho filosófico é essencial para a disposição do entendimento e reflexão racional e radical? Comente. (mínimo de linhas 9)

A reflexão radical acontece no movimento de volta do pensamento sobre si mesmo, indagando a possibilidade e necessidade do próprio pensamento, sendo o pensamento do eu indagando a possibilidade do pensamento do “eu”. Porque penso eu o que estou pensando? Porque há a necessidade de pensar o que penso? A reflexão racional surge da consciência do próprio conhecimento, permitindo ao homem utilizar esta consciência do conhecimento de forma ampla e progressiva, sabendo que sabe, mas ainda assim que nada esta sabendo. Esta reflexão possibilita o homem se reconhecer como ser real que contempla, interpreta e domina o que sabe e o que pode ainda saber, tornando-se capaz de exercer modificações e transformações em seus meios. O trabalho filosófico, neste contexto se torna a fonte de condução ao entendimento das coisas, conduzindo o homem á atitude critica e pensamento critico, levando-o a indagação do próprio pensamento de pensar e a visualização da consciência e do próprio conhecimento e também de suas possibilidades de modificação em si e por si.

ATIVIDADE DA AULA 6

Disserte sobre a frase: Quando conheço, torno-me idêntico com o outro, não fisicamente, mas intencionalmente. (mínimo de linhas 9)

O conhecer carece de um agir, e este agir precisa de um objeto ao qual se dirija a ação de conhecer, então, ao ocorrer uma identificação entre o que busca conhecer e o que necessita ser conhecido, ainda que haja uma diferenciação entre um e outro, ocorre uma proximidade, uma similaridade, ainda que não física, mas, sabendo então aquilo que é o objeto, sabe-se que é assim, e apenas é assim ao que conclui que isto o é, e quem conclui aqui é o sujeito partindo de suas percepções. Isto denota a intencionalidade do que conhece em anular a distancia entre si e o objeto a conhecer, tornando-se o sujeito idêntico ao objeto em conhecimento. Não significa isso que se objeto a ser conhecido sendo um livro o sujeito se materializará em livro, não mesmo, mas obsorverá em si toda essência do que é ser livro e do que este proporciona. Ora, se conhecer é um agir, o sujeito vive a busca do objeto para que haja o conhecimento, esta é a intencionalidade, um ciclo infindável que permite ao sujeito assimilar, identificar e prosseguir em conhecimento e afirmação de o ser.

ATIVIDADE DA AULA 7

De acordo com os estudos realizados, comente sobre: Como poderemos distinguir o conhecimento da mera crença verdadeira? (mínimo de linhas 9)

O conhecimento é algo verdadeiro, justificado e livre de frustração. Enquanto a crença verdadeira se apresenta como o ato de crer do indivíduo, sem ter como comprovação o fato de sua crença, tampouco como justificar, sendo assim, passível de ser enganado em sua própria crença, acreditando que algo o é quando realmente não é possível que o seja.O conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com