TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Platão

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 6

                  Trabalho de filosofia

                   Édipo Rei

Nome: Gabriela Pinheiro Noronha Teixeira

Professora: Valéria Lima Bontempo

1- Sófocles nasceu em 496 a.C, em um subúrbio de Atenas, chamada Colono. Em 468 a.C, aos 28 anos,  num concurso trágico, conquistou sua primeira vitoria, derrotando Ésquilo. Alem de poeta ele foi tesoureiro geral de Atenas em 443/2 e foi, no mínimo duas vezes, eleito estratego (comandante do exercito em expedições militares). O poeta compôs aproximadamente 123 peças teatrais, das quais 76 foram premiadas. Em 406a.C Sófocles morre em Colono.

2- Édipo em Colono: Apos cegar-se Édipo continuou vivendo em Tebas, onde seus filhos disputavam o trono da cidade e eram insensíveis ao infortúnio do pai, então Édipo os amaldiçoou e por isto foi expulso de TEbas, Guiado por sua filha Antigona, perambulou como mendigo pela Grécia, ate que chegou às imediações de um bosque em Colono. Onde pediu a permissão de Tseu, rei de Atenas, para permanecer. Pouco tempo depois Creonte, informado por um oráculo, descobre que a terra onde repousar o cadáver de Édipo seria abençoada pelos deuses  então com um contingente de soldados vai ao encontro de Édipo para tentar levá-lo de volta a Tebas. Creonte não obtém sucesso e logo em seguida aparece Polinices, filho de Édipo, que queria atrair proteção dos Deuses, pois pretendia tomar o trono de seu irmão. Édipo também recusa a proposta e reitera a maldição que havia profetizado aos filhos, dizendo que os dois irmão se matariam um ao outro. Ao ouvir um trovão este entende que era a hora de sua morte e, acompanhado de Tseu, se dirige para o local onde deixaria o mundo dos vivos. Como condição para a felicidade de Atenas Édipo pede a Tseu o segredo absoluto do local em que desapareceria. Apos o fato, e sem saber a localização do túmulo de seu pai, Antigona e Ismene, filhas de Édipo, pedem para Tseu mandá-las de volta para Tebas para que possam tentar evitar a luta em que seus irmão se matariam.

Antígona: Apos a morte de Édipo, Antígona e sua irmã retornam à Tebas onde seus irmãos disputavam o trono. Etéocles e Polinices decidiram que revezariam o trono, por período de um ano, a começando por Etéocles. Passado um ano este não quis ceder o poder ao irmão, que dominado pelo rancor retirou-se para Argos (rival de Tebas). Lá casou-se com a filha do rei Adrato e obteve o apoio dele para, com uso das forças armadas, obrigar Etéocles a entregar-lhe o poder, como havia sido acordado. Apos renhida luta Etéocles e Polinices morreram, um pela mão do outro; então Creonte, irmão de Jocasta, assume o poder e seu primeiro ato foi proibir o sepultamento de Polinices, pois este foi morto ao tentar atacar a cidade, sob pena de morte para quem o tentasse.porem Antígona decide conceder as honras fúnebres a seu irmão, apesar da proibição de Creonte, pois acreditava que seu direito era mais válido.

3- Édipo era filho de Laio com Jocasta. Porem quando era novo, Laio, nutria uma paixão mórbida por Crísipio, filho de Pêlops. Laio raptou Crísipo e foi amaldiçoado por Pêlops, que desejou a Laio o castigo de morrer sem deixar descendentes. Laio então casa-se com Jocasta, irmã de Creonte, e assumiu o trono do reino de Tebas. Porem este havia sido amaldiçoado por um oráculo, como castigo por seus amores antinaturais. Se nascesse um filho dele com Jocasta esse o mataria. Para tenta fugir de sua predição, Laio mandou Jocasta dar seu filho para um dos pastores de seu rebanho, após perfurar-lhe os pés e amarrá-los. A ordem dada ao pastor era abandonar a criança no monte Citéron para morrer. O pastor, entretanto, entregou o menino a um colega de profissão. Este pastor levou o menino, que chamou de Édipo, ao rei Pôlibo, que não tinha filhos, e este, junto com sua mulher Méreope criaram Édipo. Quando foi revelado a Édipo que era filho adotivo, ele foi consultar o oráculo, que revelou que ele mataria  seu pai casaria com a sua mãe. Para tentar fugir do destino revelado pelo oráculo Édipo vai embora e decide nunca mais voltar. Quando passava pelos arredores de Tebas, em sua fuga, em uma encruzilhada  de três caminhos encontra com um homem idoso, que o ordenou que deixasse o caminho livre. Édipo então matou o homem e os criados que o acompanhavam, sem saber que o idoso era Laio, seu verdadeiro pai. Em seguida Édipo chega a Tebas , e desvendou o enigma da esfinge, salvando Tebas do flagelo. Édipo então foi coroado rei de Tebas e casou-se com Jocasta, ex esposa de Laio, conseqüentemente, mãe de Édipo.

4- A tragédia de Édipo Rei começa com a cidade de Tebas caindo em desgraça e os cidadãos prostrados aos pés de um altar que ficava no palácio, Um sacerdote então pede a Édipo para que procure ajuda divina para livras a cidade de Tebas. Neste momenta entra Creonte, que era cunhado de Édipo, com noticias do Deus Apolo, que ordenou que eles deveriam expulsar o assassino de Laio, antigo rei de Tebas e ex marido de Jocasta, que era a esposa de Édipo. Porem havia um problema, não sabia-se nada sobre o assassino. Começa então uma longa "jornada" para descobrir e encontrá-lo; ate que Édipo manda buscar Tirésias, que era um profeta que poderia revelar os fatos. Este então, apos um desentendimento com Édipo, revela que assassino de Laio é ele próprio, Édipo. Édipo reúne varias provas e confirma a veracidade da revelação de Tirésias, então revela um fato de seu passado para Jocasta, sua esposa, e esta conta que anteriormente um oráculo revelou que o filho de Laio com Jocasta iria matar o pai e casar-se e teria filhos com a mãe. Édipo então, diante de tal situação, apos ver Jocasta, sua mãe e esposa, se enforcando, tirando a própria vida¸ fura seus olhos, tornando-o cego, e pede para que Corifeu o exile.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com