TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Acadêmicos

Artigo: Trabalhos Acadêmicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO

2. INTRODUÇÃO

2.1. O que é Planejamento

2.2. Planejamento Governamental

3. HISTÓRICO DO PLANEJAMENTO NO BRASIL

4. PLANEJAMENTO REGIONAL

5. PLANEJAMENTO ESTADUAL

6. PLANEJAMENTO LOCAL

7. CRISE DO PLANEJAMENTO E PERSPECTIVAS FUTURAS

8. CONCLUSÃO

9. BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

O que é planejamento?

O planejamento pode ser categorizado em três níveis distintos: o planejamento estratégico, o tático e o operacional.

O planejamento estratégico é o planejamento mais amplo e abrangente da organização. Projetado em longo prazo, tem seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente. É definido pela cúpula da organização e corresponde ao plano maior ao quais todos os demais estão subordinados.

O planejamento tático é projetado em médio prazo, geralmente para o exercício anual. Envolve segmentos da organização, abrangendo seus recursos específicos e é definido pela organização.

O planejamento operacional é o planejamento feito para cada tarefa ou atividade e é projetado para o curto prazo, e envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, preocupando-se com o alcance de metas específicas.

Planejamento Governamental

O planejamento empresarial envolve planejamento mercadológico, financeiro, de produção, de recursos humanos e organizacionais. Em uma empresa privada admite e resolve os problemas de implementaçãodeve prever três aspectos políticos que influenciam diretamente a implementação dos planos: o poder, a cooperação e a coordenação.

HISTÓRICO DO PLANEJAMENTO NO BRASIL

Antes de 1930, o Brasil se caracterizava por uma estrutura econômica baseada na agricultura, sendo que o poder político se concentrava nas oligarquias rurais, notadamente de São Paulo e Minas Gerais. A partir daí, o Estado brasileiro foi levado a desempenhar funções cada vez mais complexas no conjunto da e se deu tanto de forma direta quanto de forma indireta, desde a formulação de regras de desenvolvimento até a criação e manutenção de empresas estatais.

Portanto a década de 80 é marcada pela crise deliberada do planejamento governamental, pelo desencanto com o processo, dúvidas quanto às suas qualidades e ceticismo quanto a seu potencial.

PLANEJAMENTO REGIONAL

O plano regional deve adequar-se aos objetivos nacionais. Dentro dessa perspectiva, é preciso compatibilizar os objetivos de maximização do produto nacional com a minimização das disparidades regionais. A coordenação entre os diferentes entes da federação é fundamental para a consecução desse objetivo.

PLANEJAMENTO ESTADUAL

O planejamento federal, cujo processo de utilização se desencadeou na década de 30, o estado logo passou a utilizar o planejamento como instrumento de alocação de recursos públicos.

O efetivo controle de um reduzido número dentre as variáveis de maior gravitação na vida econômica local,capacidade pouco definida de influenciar decisões ditadas por outros centros de poder, profundamente afetam o comportamento das economias estaduais.

O planejamento estadual fica limitado, à medida que os governos locais não possuem todos os mecanismos de decisão que irão influir na vida econômica local.

PLANEJAMENTO LOCAL

O planejamento local, ou urbano, trata-se da aplicação das técnicas de planejamento ao âmbito municipal que diz respeito à ocupação espacial da cidade, como da distribuição dos serviços públicos à população e de planejamento urbano é o Plano Diretor de Brasília, que estabelece onde e como será o crescimento da cidade e onde deverá haver escolas, hospitais, prédios residenciais e comerciais e outros projetos.

CRISE DO PLANEJAMENTO E PERSPECTIVAS FUTURAS

O planejamento governamental praticamente não tem sido mais abordado na área acadêmica como efetivo instrumento do desenvolvimento e foi marcado pelo desencanto com o processo, dúvidas quanto às suas qualidades e ceticismo quanto a seu potencial. Para buscarmos as razões desse fato, é necessário analisar novamente a história recente de nosso país.

A crise fiscal é de endividamento público por que passa o Estado brasileiro, além da crise mundial do paradigma do Estado de Bem Estar Social.

O modelo de Estado nacional-desenvolvimentista inaugurado no governo Vargas começou a dar sinais de esgotamento na década de 80, o que coincide com o período em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com