TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformações sociais do século XVIII

Seminário: Transformações sociais do século XVIII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Seminário  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

Transformações sociais do século XVIII

Os autores mencionados refletiram sobre uma sociedade em profundas mudanças, todavia ao analisarem a sociedade em que viviam o fizeram sob a ótica de conceitos filosóficos e políticos estabelecidos, que não respondiam a todas as questões que surgiam em uma sociedade em mutação.

Transformações sociais, alguns conceitos básicos

As transformações sociais decorrem das mudanças do cotidiano, que pode ser examinado sob três aspectos:

a) Histórico – processo que se dá no tempo e nos espaço;

b) Econômico – mudanças no modo de produzir, utilização de técnicas de irculação e de consumo;

c) Político – relações de poder;

Os processos sociais não são visíveis, não são materiais no sentido comum do termo, ele é resultante do conhecimento sistemático das ciências da sociedade.

Duas reflexões demonstram o que foi exposto:

1- Os processos sociais são históricos, mas as mudanças não se processam no mesmo ritmo: a mudança na forma de negociar não se reflete nas relações de poder, por causa dessa diferença de temporalidade que se justificam “adequações” pedagógicas com incorporações de novos valores.

2- Sentido das mudanças sociais: não representam evolução, porque se trata de uma adaptação a um novo contesto político econômico, um processo de transformação que ao longo do tempo resultaram no atual modelo de sociedade.

Ao modelo social atual os sociólogos denominam modelo societário ou padrão societário, mas é um modelo geral, com cada sociedade apresentando diferenças.

As Revoluções burguesas

A palavra “burguesia” refere-se aos habitantes dos burgos, pequenas cidades européias que surgiram quando o feudalismo começou seu período de declínio e com a expansão do capitalismo mercantil.

Ao longo dos séculos XV e XVI a burguesia se tornou a classe de sustentação das monarquias financiando em parte a expansão dos impérios português e espanhol, a Coroa Britânica, etc. Mas o poder de fato continuava nas mãos da nobreza.

No final do século XVII na Inglaterra e no século XVIII na França e Américas, a burguesia assume o poder pela força ou através de acordos políticos.

A concepção de mundo burguesa é influenciada pelas condições do capitalismo manufatureiro e industrial em formação que por sua vez reflete nas transformações econômicas políticas e do conhecimento.

Três eventos devem ser destacados:

Revolução inglesa: após um longo processo de mudanças chegou-se finalmente à constituição de um regime de monarquia parlamentar e à Constituição do Reino Unido que permanece até hoje. Ele se caracteriza pela submissão dos monarcas às deliberações do Parlamento, formado de duas câmaras, as dos Lordes e a dos comuns. Do ponto de vista econômico consolidou a presença política do segmento burguês formado por banqueiros, comerciantes etc.

Foi formulada uma declaração de direitos “Bill of Rights”, sem serem leis são declarados acima das leis, mas com limitações, pois é específico para a Inglaterra e posteriormente do Reino Unido.

Revolução francesa: as idéias liberais (Locke) que vinham da Inglaterra ou as que desenvolveram na França, circulavam nas rodas de salões da França, adaptadas às condições da maioria da população(pobre). O abuso do luxo, os privilégios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com