TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo sobre a introdução de programas e ferramentas de qualidade

Artigo: Um estudo sobre a introdução de programas e ferramentas de qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

1. Identificação do artigo

Título da Obra: Um estudo sobre a adoção dos programas e ferramentas da qualidade

Empresas com certificação ISO 9001: estudos de casos múltiplos

Autores: Jeniffer de Nadae, José Augusto de Oliveira e Otávio José de Oliveira

Data: Julho/2009

2. Breve síntese do artigo

O artigo retrata a importância dos programas de qualidades nas empresas, é demonstrado o campo de atuação para aplicação dos questionários qualitativos e também a segmentação de mercado que é no campo de empresas que produzem produtos. Realizou-se toda uma metodologia de montagem do artigo onde foram exploradas várias etapas, iniciando-se pelo tema, questão de pesquisa e objetivo, depois foi explicado e uma forma muito clara e concisa o referencial teórico onde foi muito bem pontuado quase todos os tipos de programas de qualidades existentes e sua forma de aplicação. Quatro empresas foram selecionadas para aplicar os questionários, onde foram feitas varias abordagens sobre os programas de qualidades extraindo o objetivo do artigo.

3. Principais teses desenvolvidas no artigo

Os autores tinham como objetivo estudar algumas empresas possuidoras da certificação da isso 9001 e verificar quais ferramentas da qualidade e programa ela utilizavam.

Desta forma eles aprofundaram tanto na teoria dos programas de qualidades e tipos de programas, após eles se pesquisaram as empresas do seu campo amostral e verificou-se o que estas faziam para obter seus programas.

Os principais pontos do artigo foram mostrar a teoria da qualidade e como ele foi aplicado nas empresas mostrando na realidade quais os benefícios e dificuldades encontradas. Tendo seu objetivo alcançado no texto de conclusão do artigo.

4. Reflexão crítica sobre artigo

O artigo foi muito bem elaborado, pois o seu objetivo era apenas de mostrar um estudo que foi feito em quatro empresas sobre as programas de qualidades existentes nas empresas. Os autores explicaram de uma forma bem detalhada sobre a teoria e pratica.

Na página um, no parágrafo dois, os autores falam da resistência que os funcionários na implantação do programa, a mesma intenção é repetida na pagina oito, segundo parágrafo , os autores devem precisariam apenas ter sido claros e preciso sem a necessidade da redundância. O título do artigo ficaria melhor com a limitação de espaço e tempo. Falou em apenas estudos de casos, mas quantos casos? É em que cidade? É em que época?

Como o objetivo do estudo é apontar quais os programas de qualidade mais utilizados nas empresas, os critérios na seleção da amostra deixaram a desejar em relação ao tamanho da amostra escolhida no estudo. Pois assim não passou precisão e força nos resultados apresentados, pois como não houve a delimitação de espaço no tempo, poderíamos estar falando de um estado, município ou pais. A aplicação de uma pesquisa quantitativa seria melhor, pois desta forma teríamos como mensurar quais eram esse programas mais utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com