TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programas De Qualidade

Dissertações: Programas De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

1. Programas de Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho

A importância da Qualidade de vida no Trabalho reside no fato de que passamos em ambiente de trabalho mais de oito horas por dia, portanto os funcionários que possuem qualidade de vida na empresa são mais felizes e produzem mais, pois isto resulta em maior probabilidade de se obter qualidade de vida pessoal, social e familiar, embora sejam esferas diferentes e nelas se desempenhem papéis diferentes, o funcionário precisa de tempo para administrar suas várias carreiras como pais, mães, filhos, maridos esposas e cidadãos. As companhias certamente podem ajudar a manter esse equilíbrio.

Levantamento das Necessidades, Planejamento dos programas.

Ao fazer o levantamento na empresa detectamos que uns dos fatos que mais chamou a atenção são os fatos ambientais como condições inseguras de um local de trabalho, são as falhas físicas que comprometem a segurança do trabalho. Exemplificando, pode-se citar: falta de iluminação; falta de equipamento de segurança na área de assistência técnica; falta de proteção nas partes móveis; passagens e corredores obstruídos.

Além destes fatores a empresa falha em traze qualidade de vida na empresa nos seguintes aspectos:

Saúde: assistência médica, assistência ou consultório odontológico;

Alimentação: tíquete, vale-compras;

Educação e Desenvolvimento: seguro educação, bolsas de estudo, reembolso para cursos;

Carreira: política de promoção com base em avaliação de desempenho para todos os funcionários, prioridade ao recrutamento interno;

Formas de Remuneração e Auxílios: remuneração por competências e habilidade, remuneração variável, participação nos lucros e resultados.

Uma das primeiras definições que as pessoas dão o trabalho, é “meio de sobrevivência”. Esse sentido do trabalho foi por muito tempo encarado de forma negativa, e para muitos o é até os dias de hoje. O trabalho também é considerado um vinculo social, assim, nos sentimos mais ou menos aceitos socialmente de acordo com o cargo que ocupamos.

instrumentos mais eficazes para a prevenção dos acidentes são: a) Inspeções de segurança. b) Processos educativos para o trabalhador. c) Campanhas de segurança d) Análise dos acidentes e) CIPA atuante. Um acidente pode envolver qualquer um, ou uma combinação dos seguintes fatores:

Implementação dos Programas e Avaliação dos Resultados:

Ao terminar o expediente, podem escolher entre voltar para casa ou desfrutar alguns momentos de recreação, Para os mais descontraídos, uma área de lazer com jogos e televisão ajuda a relaxar antes de voltar para o trabalho. Os funcionários têm participação dos resultados, alimentação e bolsas de estudo.

A partir dessas considerações, o trabalho pode ser percebido como:

• Atividade útil;

• Atividade com objetivo;

• Associado ou não a trocas econômicas;

• Prazer associado à sua execução;

• Inserção social.

O trabalho que faz sentido e garante a qualidade de vida para as pessoas é:

• Feito de maneira eficiente e leva a algo;

• Satisfatório;

• Moralmente aceitável

• Garante segurança e autonomia;

• É fonte de expressão de relações humanas satisfatórias.

O investimento ou a falta determinados aspectos mexem com o ambiente organizacional e determina o quanto uma empresa é boa para trabalhar. Alguns destes aspectos:

- Crescimento: o funcionário tem que Ter motivos para acreditar que sua vida está indo para frente. Eles precisam de ascensão e realizar planos. Para que isto aconteça, a empresa deve dar autonomia e oportunidade.

- Liberdade: os bons profissionais só aparecem em ambientes onde exista liberdade de expressão.

- Maus chefes: a boa qualidade de um ambiente de trabalho depende diretamente da qualidade das pessoas que tem o poder de tomar decisões. é responsabilidade do primeiro escalão gerir o desempenho das chefias em seu relacionamento com os subordinados.

- Camaradagem: tudo que puder ser feito para estimular um relacionamento amigável entre os funcionários vale a pena. Os líderes tem fundamental nesse processo de aproximação.

- Recompensas: os profissionais adoram benefícios, uma maneira inteligente de definir mérito é o de avaliação por resultados: quem trabalha melhor deve ganhar mais.

- Presidente: o presidente deve tomar para si o objetivo de transformar a empresa num bom local para se trabalhar. O presidente é o maior exemplo.

O que mais desejamos na vida é felicidade, busca antiga do homem. Porém, para ser feliz, é necessário Ter saúde, satisfação consigo próprio e com seu trabalho, e tudo isso compreende qualidade de vida.

É interessante avaliar o conceito de empresa feliz apresentada por Matos(1996), cujos valores são muito próximos aos indicadores de QVT: aquela que oferece condições motivacionais à plenitude da realização humana, ou seja, um clima estimulador à participação e expressão, exercício regular da delegação de autoridade e do trabalho em equipe, incentivos ao desenvolvimento da capacidade de liderança, reconhecimento do esforço empreendedor e à obtenção de resultados. Isto é, a empresa feliz é a empresa bem administrada.

Gestão do Conhecimento

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »