TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma alternativa para psicologia

Por:   •  7/8/2015  •  Seminário  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Uma alternativa para psicologia

Lev Semenivich Vigotsky

Graduado em :

DIREITO COM AMPLA FORMAÇÃO EM: FILOSOFOFIA , LITERATURA, PEDAGOGIA E PSICOLOGIA CURSOU TAMBÉM MEDICINA.

• Orienta suas reflexões na busca de uma alternativa para teorias comportamentais para teorias naturalistas1

1 tendências que se opõe ao sobrenatural ou espiritual. A idéia que apenas as leis e as forças naturais operam no mundo.

Ideias que predominavam no seu tempo.

• Psicologia surgiu na Alemanha final do sec. XIX a partir de estudo psíquico ligados a física e a fisiologia sem um dos fundadores o médico Wilhelm Wundt que desenvolveu em laboratório experiências com fenômenos de percepção e estabelecendo critérios para generalizar e qualificar as mudanças de estímulos e os efeitos sensoriais (sentidos) voltando – se principalmente para o estudo da visão , estabelecendo relação entre os fenômenos psíquicos e seus substratos orgânicos sobretudo cerebral.

• Reflexos condicionados

Ivan Palov – Médico russo observou o fenômeno da digestão e salivação encaminhou-se para o estudo da aprendizagem explicando o fenômeno do reflexo condicionado. Baseado na unidade estímulo resposta com continuação nesses estudos Watson contemporâneo de vigotsky desenvolve o BEHAVIORISMO 2

2 COMPORTAMENTO O MAIS ADEQUADO OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA

• Discussões sobre temas mais complexos como o Pensamento linguagem e comportamento volitivo (relativo à vontade) são abandonados como se impróprios para abordagem experimental. Sendo considerada a única científica

Essa tendência naturalista é ao contrário a psicologia de Gestalt (PSICOLOGIA DA FORMA ) – analisa partes não isoladas mas o todo e que não aceita explicações empiristas onde as ideias se formam por associações a partir de sensações e percepções .

• Vigotsky fIcou conhecendo esta corrente e experiências feitas com macacos por köler embora reconhecesse a crítica feita por eles ao naturalismo

• Vigotsky fez um grande esforço para compreender os aspectos humanos de comportamento em especial aos que se referiam a processos superiores: pensamento abstrato, atenção voluntária, memorização ativa, ações intencionais.

• A preocupação com o desenvolvimento do comportamento resulta em que todos os fenômenos psíquicos são processos em movimento, tem uma história. Significa que o mecanismo de mudança individual tem sua raiz na sociedade e a cultura.

• A característica da psicologia humana e a faz diferente do animal é internalização das atividades socialmente enraizadas e historicamente desenvolvidas.

• Vigostky admite que o cérebro possui plasticidade,flexibilidade que permite novas funções de acordo com a história do indivíduo.

Por que para ele o aspecto biológico do homem encontra-se enredado no processo sócio – histórico (a história de uma sociedade)

Portanto, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com