TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 1

Dissertações: Unidade 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

(...) “Que eu tentasse, esclarecer como pode a filosofia aproveitar a um homem prático, por exemplo, um dirigente de empresas; e se é possível, sem escolaridade volumosamente adequada, começar, já maduro, a estudar Filosofia com proveito. Este trabalho destina-se pois a cumprir tão amável tarefa.

Para tema, escolhi algumas notas sobre História da Filosofia cujo estudo tanto me tem alegrado, formado e desenvolvido, me tem ensinado literalmente a pensar melhor e, portanto, a enxergar mais claramente meu mundo de administrador profissional, a tomar decisões mais adequadas, a ter mais equilíbrio, a ser mais criativo, a julgar com mais sabedoria”.

Fonte: Roberto de Mello e Souza. O Executivo Filósofo. São Paulo: Duas Cidades, 1992, p. 19-20, In MATTAR, João. Filosofia e Ética na Administração. São Paulo: Saraiva, 2004.

Nesse texto, NÃO podemos afirmar que Roberto Mello e Souza defende:

Resposta Selecionada: a.

Que o executivo, no mundo moderno, precisa ampliar seus horizontes intelectuais, e que pode tornar-se um filósofo quando deixar de ser um executivo.

Resposta Correta: a.

Que o executivo, no mundo moderno, precisa ampliar seus horizontes intelectuais, e que pode tornar-se um filósofo quando deixar de ser um executivo.

Feedback da resposta: A resposta correta e "Que o executivo, no mundo moderno, precisa ampliar seus horizontes intelectuais, e que pode tornar-se um filósofo quando deixar de ser um executivo." porque esta alternativa é excludente, ou você é um administrador, ou estuda filosofia depois de deixar a carreira, e o texto não está afirmando isso. O administrador que tem uma formação filosófica se capacita a tomar decisões mais adequadas porque pensa melhor, com maior clareza, mais criatividade, mais sabedoria e equilíbrio.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

De acordo com a Lógica mencionada na aula 1, assinale a frase cuja definição está correta:

Resposta Selecionada: c.

Com a indução construímos um novo conceito a partir da repetição de determinados eventos

Resposta Correta: c.

Com a indução construímos um novo conceito a partir da repetição de determinados eventos

Feedback da resposta: A alternativa correta é "Com a indução construímos um novo conceito a partir da repetição de determinados eventos". É a indução que permite cobrir não apenas os objetos e eventos observados, mas uma gama maior de eventos projetados. É a dedução que parte do geral para o particular garantindo um grau maior de veracidade de suas conclusões, enquanto a indução parte de particular para o geral, e é também chamada de método hipotético dedutivo.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A filosofia clássica grega era praticada a partir do diálogo entre o filósofo e seus discípulos. Paulo Guirardelli, na entrevista publicada na unidade 1, chama de "filosofia em praça pública" a filosofia:

Resposta Selecionada: d.

Na internet e na TV, em portais filosóficos na Web que divulgam a reflexão filosófica.

Resposta Correta: d.

Na internet e na TV, em portais filosóficos na Web que divulgam a reflexão filosófica.

Feedback da resposta: A alternativa correta é "Na internet e na TV, em portais filosóficos na Web que divulgam a reflexão filosófica." Paulo Ghiraldeli desenvolve o projeto da TV Filosofia, uma TV online que funciona 24 horas por dia no Portal Brasileiro da Filosofia. A TV Filosofia tem um programa ao vivo chamado “Filô das 10”, todas as noites " não deixarei mais essa idéia de fazer filosofia na praça pública não, que é a TV e a Internet."

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Identifique os tipos de lógica a que pertencem as frases:

I) Você parou de bater na sua esposa?

II) Ou todos os deuses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com