TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deuses do Olimpo

Artigo: Deuses do Olimpo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  Artigo  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Zeus

Do ponto de vista etimológico, Zeus é o único nome de Deus inteiramente transparente, e se caracteriza como ”Pai celestial”; este, só é considerado Deus supremo entre os gregos e os romanos e isto sobretudo como Deus da chuva e das tempestades. Zeus é muito mais um Deus do estado meteorológico do que a etimologia deixa transparecer.Segundo a mitologia Zeus mora nas montanhas as quais ao redor se amontoam as nuvens das tempestades no monte Lícaion na Arcádia, na Oras de Egina, na Ida perto de Tróia; o nome Olimpo foi fixado na grande montanha do norte da Tessália que desse modo se transformou na habitação dos Deuses propriamente dita, e foi entendido também como uma designação do céu, porém, a representação permaneceu incerta. Um símbolo direto de Zeus é o trovão, que é uma arma só por ele empunhada.

Por ser o mais forte dos deuses, ele pode desafiar os outros deuses, os demais deuses podem protestar contra Zeus, podem tentar desobedecer-lhe, podem até mesmo conspirar contra ele, mas nada pode ameaça-lo seriamente, pois Zeus permanece-lhes muito superior. O mito conta que antes de conquistar seu poder, reinavam os Titãs e o pai de Zeus, Cronos. Para evitar a sucessão, Cronos engolia seus descendente e Zeus só escapou graças a astúcia de sua mãe Reia, que o substituiu por uma pedra antes que fosse engolido. Depois de crescido Zeus liderou os deuses na batalha contra os titãs e teve êxito graças aos seus raios. O fato de Zeus ter derrubado o próprio pai permanece como uma sombra em seu passado inclusive o fazendo sentir ameaçado por mulheres destinadas a gerar um filho seu que seria mias poderoso que o pai. O poder do mais forte dos Deuses manifesta-se não só na luta e na vitória, mas também numa potência sexual inesgotável, Zeus é o único deus que tem como filhos deuses grandiosos e poderosos. Toda soberania entre os homens parte de Zeus,onde há ordem protetora ele está presente e todas as leis partem dele.

Artemis

Ártemis além de ser uma deusa muito venerada é também uma das mais características e claramente antigas das divindades. Ela é retratada como uma deusa alada e diretamente relacionada a natureza selvagem. Venerada por proteger e criar animais recém-nascidos é conhecida também por reger a caça e os caçadores, nas suas representações o arco e a flecha estão sempre presentes. A representação gráfica de Ártemis e o seu segmento está diretamente relacionado a rituais, as mulheres prestes a casar reúnem-se em grupos de dança, em festas de hora a deusa e as jovens são postas a serviço de exclusivo de Ártemis por um período prolongado em um contexto de ritual de iniciação.

Ao mesmo tempo, o quadro alegre e não inteiramente inocente que rodeia essa deusa não dispensa o lado obscuro da história, a deusa virgem e até mesmo cruel, ameaça qualquer menina que realize o seu destino como mulher, mulheres que morriam durante o parto eram vítimas diretas de Ártemis. Na verdade Ártemis é uma senhora dos sacrifícios, especialmente dos sacrifícios cruéis e sangrentos.

Hefestos

Hefestos é claramente não grego e em sua cidade, Hefestia, existiu uma população independente e não grega até o século VI. Na epopeia, ele se destaca dos outros deuses pela sua ligação estreita com seu elemento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com