TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida, tempo, filosofia e trabalho John Locke

Artigo: Vida, tempo, filosofia e trabalho John Locke. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Artigo  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

John Locke está entre os filósofos empiristas, assim chamados devido a abrirem espaço para a ciência junto à filosofia, valorizando a experiência como fonte de conhecimento. John Locke destaca-se pela sua teoria das idéias e pelo seu postulado da legitimidade da propriedade inserido na sua teoria social e política. Para ele, o direito de propriedade é a base da liberdade humana "porque todo homem tem uma propriedade que é sua própria pessoa". O governo existe para proteger esse direito.

Locke estava interessado nos tópicos tradicionais da filosofia: o Eu, o Mundo, Deus e as bases do conhecimento. É contemporâneo de Thomas Hobbes, mas, ao contrário deste, é liberal e tem convicções parlamentaristas. Foi enorme a influência da obra de Locke. Suas teses estão na base das democracias liberais. No século XVIII, os iluministas franceses foram buscar em suas obras as principais idéias responsáveis pela Revolução Francesa. Montesquieu (1689-1775) inspirou-se em Locke

JOHN LOCKE

Vida, época, filosofia e obras

John Locke nasceu dia 29 de Agosto de 1632 em Wrington (Inglaterra), e morreu em 28 de Outubro de 1704 em Essex, Inglaterra. Filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, é considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Estudou medicina, ciências naturais e filosofia em Oxford, principalmente as obras de Bacon e Descartes. Em 1683, John Locke fugiu para Holanda. Locke nunca casou ou teve filhos. Dante foi condenado ao exílio pelo novo governo de Florença. Se fosse capturado por soldados da cidade seria queimado vivo. Após passar por vários principados, em 1318, ele foi convidado para ser hóspede de Guido Novello da Polenta, príncipe de Ravena, o mesmo ano em que terminou de escrever os versos do Paraíso, a parte final de sua "Divina Comédia". Foi, também, médico e farmacêutico; não pretendia exercer essas profissões, mas, segundo uma lei de 1295, todo nobre que pretendesse tomar um cargo público devia pertencer a uma das Guildas.

Locke é considerado o protagonista do empirismo, isto é, a teoria denominada de Tabula rasa. Esta teoria afirma que todas as pessoas nascem sem saber absolutamente nada e que aprendem pela experiência, pela tentativa e erros. Esta é considerada a fundação do behaviorismo. A filosofia política de Locke fundamenta-se na noção de governo consentido dos governados diante da autoridade constituída e o respeito ao direito natural do ser humano, de vida, liberdade e propriedade. Influencia, portanto, as modernas revoluções liberais: Revolução Inglesa, Revolução Americana e na fase inicial da Revolução Francesa, oferecendo-lhes uma justificação da revolução e a forma de um novo governo.

Dentre os escritos políticos, a obra mais influente foi o tratado em duas partes, Dois Tratados sobre o Governo (1689). A primeira descreve a condição corrente do governo civil; a segunda parte descreve a justificação para o governo e os ideais necessários à viabilização. Na visão individualista de Locke, os homens viveriam numa aprendizagem social e política marcada por uma liberdade e uma igualdade plenas, sendo então o estado de natureza. No estado de natureza os homens vivem em função da razão, que é a lei a que todos se submetem e usufruem da propriedade determinando a liberdade, a vida e os bens como sendo direitos humanos. Por serem iguais e independentes, não podem prejudicar os outros em qualquer aspecto da vida, o que torna o estado pacífico, de concórdia e harmonia.

Mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com