TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia

Artigo: Violencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  Artigo  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

A violência é todas as ações que machucam as pessoas de alguma forma, sendo com palavras, agressões e injustiças da sociedade. A violência e os desentendimentos podem acontecer em qualquer lugar onde muitas pessoas estão com um elevado grau de estresse.

Seja por motivos banais ou não, todo e qualquer tipo de violência deve ser recriminado pela sociedade, porém, o maior problema é a impunidade que faz com que as pessoas sintam insegurança e muita das vezes se torne prisioneiro dentro de suas próprias casas.

Se nada for feito para solucionar ou pelo menos amenizar esse problema, só tende a piorar. O trabalho dos políticos, do poder judiciário e dos policiais é fundamental, mas nada poderá ser feito sem a contribuição de todos, por isso devemos ter consciência e colaborar para ter uma vida mais tranquila.

A violência urbana

Este tipo de violência é muito comum atualmente que designa um fenômeno social de comportamento intencionalmente transgressor e agressivo que ocorre em decorrência de um convívio urbano.

A violência urbana é determinada pelos valores sociais, culturais, econômicos, políticos, acentuadas divisões étnicas e morais de uma sociedade, que acabam gerando conflito entre a sociedade, já que assuntos como este são discutidos em todo o mundo.

Todos devem ser mais civilizados e tentar resolver as coisas da melhor maneira possível sem colocar a violência em tudo que fizer, não importa se ela é verbal, física ou moral a melhor maneira de se resolver os problemas é na conversa para que os fatos possam ser esclarecidos.

Conheça os tipos de violências

• Violência física

É caracterizada com o uso da força com o objetivo de ferir outras pessoas, que pode deixar ou não marcas expostas. Exemplos são: socos, tapas, agressões com diversos objetos, queimaduras ou semelhantes. A violência pode ser agravada quando o agressor está sob efeito de álcool ou outra substância prejudicial.

• Violência verbal

Uma das mais cometidas no mundo todo, caracterizada quando o indivíduo visa opor tunar e incomodar outras pessoas através das ofensas morais (insultos), depreciações, questionamentos infindáveis. Muitos confundem a violência verbal com a psicológica.

• Violência psicológica

A violência psicológica também é conhecida como agressão emocional que pode ser tão prejudicial ou até mais do que a física. Semelhante ao bullying, quando a vítima sofre com a rejeição, discriminação, desrespeito, depreciação, humilhação ou punições exageradas. É uma violência que não deixa marcas visíveis, mas que causa um grande transtorno emocional, que se não for tratado pode durar toda a vida.

• Violência Estrutural e Sistêmica

Ela se expressa pelo quadro de miséria, má distribuição de renda, exploração dos trabalhadores, crianças nas ruas, falta de condições mínimas para vida digna, falta de assistência em educação e saúde.Trata-se, portanto, de uma população de risco, sofrendo no dia-a-dia os efeitos da violação dos direitos humanos, confirmando as palavras de Mahatma Gandhi: a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com