TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivênciando A Gestão No Espaço Educativo

Trabalho Escolar: Vivênciando A Gestão No Espaço Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 10

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:

VIVENCIANDO A GESTÃO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Vitória da Conquista

2013

ANA AMÉLIA LEMOS SOUZA

EDINICE FERNANDES FREITAS SOUSA

ISABEL MARIA CEZINBRA

TELMA ANDRADE SANTANA DE SOUZA

Produção Textual Interdisciplinar Coletiva do 5º Semestre apresentado a Laura Célia S. Cabral, Raquel Franco Ferronato, Andréia Zômpero, Helenara Sampaio e Vilze Vidotte Costa, da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL.

Vitória da Conquista

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................04

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA....................06

2. REFERENCIAL TEÓRICO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................07

3. PLANO DE AÇÃO...................................................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................13

REFERÊNCIAS............................................................................................14

INTRODUÇÃO

Compreendemos que para que haja uma educação de qualidade, a escola e a família precisam atuar conjuntamente, realizando um trabalho de equipe. Ambas devem trabalhar juntas para conseguirem atingir seus objetivos em relação à formação dos educandos. Infelizmente, essa parceria nem sempre ocorre, ocasionando um déficit na aprendizagem dos alunos, que são os mais prejudicados pela falta de cooperação entre as instituições familiar e educacional.

A necessidade, então, de uma definição clara do papel de cada uma delas no processo de ensino-aprendizagem constitui um dos motivos deste estudo. Até porque, constantemente, acontece uma continua transferência de papeis e funções que são próprios da família para a escola, isto tem sido um problema enfrentado por professores e demais funcionários escolares.

A falta de tempo para conviver com os filhos, interagir com a escola, dialogar e fazer parte do processo educacional escolar tem sido a grande dificuldade de pais que tem uma grande quantidade de compromissos, uma longa jornada de trabalho. Destarte, a educação de muitas crianças e adolescentes acaba sendo um jogo de transferências de responsabilidade entre a família e a escola. Este assunto precisa ser cada vez mais discutido entre essas duas instituições, para que desta maneira possam atuar conjuntamente nessa tarefa tão importante para a sociedade. È necessário, no entanto, definir-se o papel de cada um, pois mesmo com objetivos afins, cada parte deve colaborar com tarefas específicas que cão serem executadas propiciam um bom desenvolvimento educacional. São tarefas dos pais, por exemplo, discutir com o filho o conteúdo visto na escola, se preocupar com sua aprendizagem, demonstrando interesse pelo que aprende na escola, valorizar o contato com a escola, participando de reuniões e outros eventos, informando-se acerca do desenvolvimento do filho, dentre tantas outras ações que estreitam o laço da família com a escola; esta, por sua vez, deve se esforçar para cumprir o projeto pedagógico da escola, elaborado com a participação da família, dos membros da escola, alunos e comunidade onde a escola se situa esforçar-se para trabalhar a partir da realidade vivenciada pelos alunos, receber os pais e promover eventos para que estes estejam sempre presentes, promover cursos de capacitação para professores, entre outras tarefas essenciais à uma educação de qualidade. Quando isso não ocorre gera problemas que afetam diretamente a aprendizagem dos educandos. Devido a tudo isso, então, é que esse projeto se propõe a elaborar atividades que envolvem a família no processo pedagógico escolar, pois essa parceira é fundamental para o sucesso educacional e na formação dos educandos.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Foi realizada pelos membros da equipe uma pequena entrevista com gestores de uma escola sobre funcionamento da mesma e suas problemáticas, onde se constatou a necessidade de melhorar a interação entre a família e a escola. Na verdade, pelos estudos desenvolvidos, averiguou-se que a relação Escola & Família é imprescindível, não só nessa escola, mas de um modo geral, pois, nessas instituições é que se formam os primeiros grupos sociais que direta ou indiretamente fazem parte das relações do individuo. E elas precisam trabalhar juntas para uma boa formação dos indivíduos.

Atualmente a falta de limite e desmotivação dos alunos tem sido motivo de discussão para os que buscam compreender esse quadro tão confuso e cada vez mais frequente no contexto escolar. Discutem-se formas de tentar superar essas dificuldades que interferem no processo ensino aprendizagem; e considera-se que a parceria escola & família possa minimizar tal problemática. A participação da família traz ao aluno segurança, tranquilidade e apoio em relação aos estudos. Este vínculo, não apenas facilita a aprendizagem como também solidifica os laços afetivos familiares, como afirma Libâneo (200, p 90): a escola não pode ser mais uma instituição isolada em si mesma, separada da realidade circunstante, mas, integrada numa comunidade que interage com a vida social mais ampla.

2. REFERENCIAL TEÓRICO – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A parceria entre família e escola é, e sempre foi um elemento fundamenta no desenvolvimento da aprendizagem dos educando. Sem ela, professores e demais membros da instituição escolar vêm enfrentando sérios problemas que afetam diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com