TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Você sabe o que é a ética?

Resenha: Você sabe o que é a ética?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  Resenha  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Você sabe o que é ética? Você se considera uma pessoa ética?

Segundo o dicionário, ética é o “estudo filosófico das leis morais que regem as ações humanas”. Se refletirmos um pouco, podemos perceber que ética é um conjunto de leis impostas à nossa moral que nos induzem a pensar e agir em nome de uma sociedade por um inteiro, onde se deve pensar em conjunto e não focar em apenas uma peça. Para muitos, ser ético é proceder bem, sem prejudicar os outros, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir os seus erros, é ser humilde. Se observamos atentamente, podemos perceber que para sermos éticos, devemos refletir constantemente sobre nossas ações, pensando se fizemos o bem ou o mal para a sociedade em que vivemos, onde moramos, onde trabalhamos, estudamos e etc. Muitas pessoas se dizem éticas simplesmente por agirem em conformidade com as leis impostas pelo homem, mas ser ético está muito além de ser correto.

Muitos se perguntam qual a necessidade de ser ético em um país onde a desonestidade está presente em todos os níveis da sociedade. À essas pessoas, eu afirmo que a sociedade atual é desonesta graças ao individualismo e ao egoísmo humano. A falta de ética começa nos lares, e chega ao senado e ao planalto federal, lugar onde muitos individualistas acabam tomando decisões individualistas, aumentando assim as desigualdades sociais em nosso país.

E então? Você é ético? Se você é uma pessoa que procura agir em prol da sociedade, que reflete constantemente sobre suas ações, que procura agregar valores em nome de um bem maior, sim, você é uma pessoa ética. Do contrário, você é apenas mais um Brasileiro antiético nessa sociedade individualista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com