TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

´´etica Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: ´´etica Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Padre Anchieta

Curso MBA em comércio exterior

Etíca empresarial

Felipe Gustavo Ferreira de Brito

RA 1400429

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Após o fim da segunda guerra o mundo encontrou um caminho do crescimento do capital, a adoção de um modo de crescimento econômico que, apesar da guerra fria, estimulou muitos países a seguirem este caminho: o do crescimento econômico via capitalismo. O Plano Marshall injetou muito mais que dinheiro na combalida Europa do pós guerra. Mostrou um caminho para a recuperação econômica e o crescimento.

Os USA, assume perante o mundo papel de propulsor da economia mundial afinal era o único pais no mundo em condições econômicas para gerar as demandas e as regras deste novo mercado. Por outro lado, surgiu o bloco comunista, liderado pela Russia, a União Sovietica.

A polarização entre capitalismo x comunismo, caminhos antagônicos, ditou a regra por mais de 30 anos. Cada forma de governo e economia trazia em sí o melhor e o pior de cada filosofia e forma de pensar e dirigir o seu destino e o de bilhões de pessoas. Diversas vezes os dois lados enfrentaram-se em território alheio como nas guerras das Coreias e Vietnam. No conflito dos misseis em Cuba o mundo esteve as portas de uma guerra nuclear de fato e por pouco a humanidade não conheceu o pior de cada um dos lados onde não haveria ganhador ou perdedor.

Após Gorbachev, perestroika e novos ares no mundo comunista, que não conseguiu continuar a se sustentar, o mundo comunista veio abaixo, literalmente. O Muro de Berlin, um dos símbolos máximos da divisão do mundo polarizado, veio abaixo, em 1989, mostrando ao mundo o quão corroído estava o lado comunista. Ruiu um mundo e toda uma forma de governo que por décadas foi defendida e declarada como o sendo único para um mundo justo e igualitário, capaz de fornecer bem estar a todos os operários, o que se mostrou uma falácia, pois prevalecia o mundo dos privilégios, das castas e direitos de alguns sobre a grande maioria da população.

Houve quem disse que este momento poderia ser denominado como o fim da historia. Exageros a parte, de fato, o momento exigia reflexão sobre as novas possibilidades econômicas e de crescimento. A Europa Oriental era um mundo de possibilidades de investimento e crescimento econômico. Acredito que este momento da historia em conjunto com o advento da Internet formaram um dos propulsores do inicio da globalização. O mundo capitalista dispunha de grandes somas, avidas por rendimento, aproveitou as oportunidades que se mostravam. Em paralelo a China iniciava o sua adesão a economia capitalismo, aplicada com mão de ferro.

Eis que a globalização é reconhecida como o caminho para o crescimento econômico e capaz de promover, através do livre comercio entre os países, o bem estar social. Este foi um movimento natural do mundo econômico onde os mercados foram surgindo, o capital circulando as vezes especulativo, outras de investimento e promovendo o crescimento de fato. O crack de 92 colocou um alerta sobre esse tipo de globaliza que se impunha, porem as perdas financeiras e mecanismos adotados para evitar novos cracks das bolsas passavam a falsa impressão que tudo estava sob controle, de que era possível continuar no mesmo caminho.

O mundo cresceu economicamente, como nunca. A rápida ascensão dos países asiáticos, denominados na época

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com