TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética

Artigo: Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  1.210 Visualizações

1) - Quais os principais impactos que a mudança de um modo de produção artesanal para a produção em massa (fábricas) promoveu na nossa sociedade?

O capitalismo. É costume ver as inovações radicais que o capitalismo produziu ao substituir, os mais primitivos e menos eficientes métodos dos artesãos pelas fábricas mecanizadas. No entanto, esta é uma visão bastante superficial. A feição característica do capitalismo que o distinguiu dos métodos pré-capitalistas de produção era o seu novo princípio de distribuição e comercialização de mercadorias.

O capitalismo não é simplesmente produção em massa, mas sim produção em massa para satisfazer as necessidades das massas. As artes e os trabalhos manuais dos velhos tempos eram voltados quase que exclusivamente para os desejos dos abastados. E então surgiram as fábricas e começou-se a produzir bens baratos para a multidão.

2) - Em uma economia de mercado, para que um empreendimento seja bem sucedido qual deve ser o foco que irá nortear o seu posicionamento de mercado? Em sua opinião, como o profissional de administração pode contribuir para sinalizar este posicionamento para a empresa?

O que uma empresa necessita acima de tudo é de mercados e mais mercados. 'Atender ao mercado' passou a ser o lema das empresas capitalistas. Mercados — isto significa clientes, compradores, consumidores. Sob o capitalismo, há apenas uma forma de enriquecer: servir aos consumidores de uma maneira melhor e mais barata do que fazem as outras pessoas, os concorrentes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com