TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética

Trabalho Escolar: Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO PARCIAL – ETAPA 1

INTRODUÇÃO

Ética, do latim ethica. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto (Novo Dicionário Aurélio, Ed. Nova Fronteira, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira).

Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. è a reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a ética.( www.dicionarioinformal.com.br/ética‎)

Ser ético é agir dentro dos padrões estabelecidos como certo, respeitar os integrantes de uma sociedade ao qual esteja inserido, fazer aos outros como gostaria que fosse para você, não prejudicar para não ser prejudicado, uma verdadeira” lei de retorno”, aonde todos são beneficiados.

Ética Profissional em Administração

Ética profissional é o conjunto de normas tipificadas em códigos de uma determinada categoria profissional, aprovadas por conselhos ou legislação própria, tem como objetivo fiscalizar e orientar o profissional na sua conduta e formação ética.

O código de ética é um importante instrumento para o exercício do ofício, tornando-se um guia de orientação com deveres e direitos para o desempenho profissional do indivíduo, uma cartilha indispensável de uso habitual; exemplos: advogados , médicos, magistrados e profissionais liberais.

O código de ética médica em seu texto descreve: O presente código contém as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão, independentemente da função ou cargo que ocupem.

A ética é uma coisa muito pessoal faz parte da formação do caráter do indivíduo, tendo como origem o seio familiar, pois é na infância que demonstramos parte do nosso caráter; se uma criança não consegue dividir um simples brinquedo, e as vezes não é corregida, por ser pequena, quando adulta terá dificuldades em partilhar com os outros aquilo que tiver em seu poder, quase sempre um adulto egoísta e individualista com dificuldades para viver em grupo.

A falta de ética, vem quase sempre acompanhada com a desonestidade, mentira, ambição, delação, desrespeito, infração as leis e tantas outras coisas que no cotidiano não damos muita importância por ser cometido por uma gama de pessoas.

Devemos nos policiar constantemente: no trânsito se não respeitamos os limites de velocidades, as vagas especiais, preferências nas vias, estaremos desrespeitando os direitos dos outros. Quando furamos uma fila, além de falta de educação é antiético, se ficamos com um troco a mais, é apropriação indébita, e antiético, devemos exterminar em nós a cultura do querer se dar bem, que quase sempre alguém paga por isso.

O profissional ético exerce seu ofício com zelo e honestidade buscando o bem comum de forma ampla e satisfatória comprometido com a qualidade dos serviços que presta.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com