TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética

Monografias: Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Esta pesquisa foi criada para desenvolvermos conhecimento teórico e prático sobre a ética, uma das maiores questões da sociedade em geral.

A ética é teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana, nela podemos verificar o moral, amoral e descobrir um padrão de comportamento em relação ao próximo.

Palavras-chave: Ética. Moral. Amoral. Comportamento dos homens.

Objetivo

A pesquisa tem por objetivo aprimorar conhecimentos em comportamentos dos homens, verificar a diversidade e variedade existente. Verificar ainda que o conjunto de normas morais estará de acordo com o meio de convivência, afinal os valores morais não poderão ser iguais em sociedades culturalmente diferentes.

O que é ética?

A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É a ciência de uma forma específica de comportamento humano.

Como ciência a ética surge de tipos de fatos ou atos humanos, com o objetivo de descobrir os princípios gerais. Esses fatos são empíricos, vem de um comportamento moral efetivo, não sendo caracterizado como descrição ou registro, mas com seus conceitos, hipóteses e teorias. A ética é racional e objetiva, ao mesmo tempo deve apresentar conhecimentos sistemáticos, metódicos e sempre que possível comprováveis.

Esse comportamento do ser humano é classificado como moral, ou amoral. Moral vem do latim mos ou mores, “costume” ou “costumes”, tendo como conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito. Já a ética vem do grego ethos, que significa “modo de ser” ou “caráter”. São comportamentos que são adquiridos com o tempo e hábito, não sendo caracterizado como uma disposição natural.

Moral e Não moral

Quando definimos uma pessoa não moral, a definimos como alguém que não compreende o hábito daquela sociedade na qual está inserido, ou até mesmo alguém que se recuse aos hábitos de determinadas comunidades. Comportamento moral, nada mais é do que viver em sociedade se adequando em leis que não foram escritas, não estão explícitas. O sujeito que não segue as normas morais é condenado pela própria sociedade, pois espera-se um determinado comportamento em relação as pessoas.

Essas regras invisíveis ao papel são estabelecidas de forma completamente diferente em determinadas regiões, por exemplo: No Brasil, temos costumes totalmente diferentes do que oriente médio. Entre religiões, um católico tem costumes diferentes do que um umbandista. Cada comunidade criará suas regras de convivência, para o bem estar de cada individuo que ali convive e para que haja harmonia todos inseridos devem cumprir com tal comportamento.

O individual e o coletivo na moral

A consciência individual é a esfera em que se operam as decisões de caráter moral, mas, por estar condicionada socialmente, não pode deixar de refletir uma situação social concreta e, por conseguinte, diferentes indivíduos que, numa mesma época, pertencem ao mesmo grupo social, reagem de maneira análoga. Assim podemos ver que a individualidade é um produto social e que são as relações sociais dominantes numa época determinada que determina a forma como a individualidade expressa a sua própria natureza social.

Diversidade no Comportamento Humano

O homem é um ser racional e capaz de tomar decisões a partir dessa afirmação, diferente dos animais, que não tem capacidade de apresentar uma grande variação em seu comportamento, pois são compostos de instintos.

O homem é capaz de criar sua conduta de diversas formas, através da arte, conhecimento e religião, convivência social, que com o tempo adquirem feições próprias e específicas.

Moral e direito

Quando falamos de moral e direito estamos indicando intimamente com as formas comportamentais humanas, tanto jurídica, quanto legal, que é relacionada com a moral.

Conforme já citado, o direito e a moral regulamentam as relações em sociedade, através de normas, indicando uma conduta obrigatória.

As normas jurídicas e morais exigem que determinados comportamentos se cumpram.

A adesão as normas morais são exigidas no íntimo dos indivíduos, enquanto que, as jurídicas não exigem essa convicção íntima ou adesão interna.

É necessário que fique explícito que a esfera moral é muito mais ampla que a do direito. A moral está presente em todos os tipos de relações entre os homens e seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com