TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Politica

Pesquisas Acadêmicas: Ética E Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 2

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.

a. Por que é importante estudarmos o indivíduo e sua convivência social quando estudarmos aspectos das organizações?

Ao estudarmos o individuo e sua convivência social, deparamos com sua formação cultural e com características que podem interferir na sua formação e vida profissional. A importância esta no fato de conhecermos este profissional, suas habilidades e suas competências para realização de determinadas atividades.

Atualmente, esse estudo é levado muito a sério pelas organizações, pois as empresas estão percebendo que o que as faz andar são os seus colaboradores, se estes estiverem desmotivados a tendência é que o rendimento da empresa diminua. Estudos mostram que um funcionário desmotivado ou que sofre muita pressão em seu ambiente de trabalho, tem grandes riscos de sofrer, por exemplo, estresse e depressão, afetando assim, na produtividade da empresa.

Daí vem à importância da empresa conhecer o perfil de seus funcionários, suas características, personalidade e emoções, pois um indivíduo que é visto pela empresa como pessoa e não só “como mais um”, é mais motivado e tende assim a produzir mais.

b. O comportamento do indivíduo na empresa sofre influência de sua cultura pessoal?

As atitudes são as causas da forma como nos comportamos e a base para que o indivíduo adote certas posturas, embora nem sempre o sujeito possa vir a ter um comportamento baseado em suas crenças e valores, contrariando suas atitudes e comportando-se mais em função das expectativas das pessoas que com ele convivem.

Sua formação possui como componente afetivo-emocional, os sentimentos, reações que o indivíduo tem diante de uma situação específica. Não se pode dissociar o eu pessoal do eu profissional; ao desempenhar seu papel profissional, o sujeito carrega consigo os demais papéis que desempenha fora do ambiente de uma organização. As pessoas interagem com o ambiente, dele extraem suas escolhas e por ele são moldadas. Nossa personalidade delineia nossas interpretações e reações aos eventos; a maneira como nos vemos e tratamos as pessoas, influencia a forma como nos tratam e nosso comportamento é determinado por nossos genes, experiências e personalidade.

A organização enquanto sistema com propósitos definidos vai influenciar outros comportamentos e não deve investir somente na qualidade de vida dentro da empresa, mas também fora do contexto organizacional. O comportamento individual mostra as diversas reações inerentes ao indivíduo, sua conduta no ambiente organizacional e tem valor de comunicação; o comportamento grupal se refere a gama de reações dos indivíduos que formam um grupo, incluindo a interação, o sentimento, as tarefas, a comunicação e os objetivos.

As reações que o indivíduo manifesta no contexto da organização, sofrem influência de vários fatores que são determinantes de seu comportamento. As interações dentro e fora do contexto organizacional estão associadas aos determinantes pessoais que retratam as posições que os indivíduos ocupam no contexto social. As políticas, procedimentos, contratos, necessidade de atingir novas metas, regras, cronogramas, incidem sobre o comportamento nas organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com