TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Política No Iluminismo

Monografias: Ética E Política No Iluminismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 5

I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Escola:

Professor:

Disciplina: Ética e Filosofia Política

Turma / Ano: Ensino médio – segundo ano.

II – TEMPO DAS ATIVIDADES:

4 aulas de 50 minutos cada.

III – METODOLOGIA:

O tema a ser desenvolvido, acontecerá de forma efetiva com base em alguns recursos, tais como, lousa, datashow, vídeos, pesquisas virtuais e materiais didáticos pedagógicos.

IV – CONTEÚDO:

Titulo do projeto: “Ética e Política no Iluminismo”.

Tema do projeto I: Filme – O Segredo de Beethoven (Anexo I)

Tema do projeto II: Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento? (Anexo II)

V – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1) Instigar aos alunos intervenientes o surgimento do Iluminismo.

2) Desenvolver reflexão em relação ao Iluminismo.

3) Analisar as razões mais pertinentes sobre o tema “Iluminismo”

VI – Descrição das Atividades:

1ª Aula:

Iniciar a aula passando o tema base “Ética e Política no Iluminismo”, e suas características. Utilizar a lousa para escrever os pontos chaves e ao final será proposto um breve debate entre os alunos, indagando aos alunos o que eles entenderam sobre o tema proposto e debatido. Promover a interação entre o educando e o educador. Convidar os alunos a especificar, listar as etapas que se desenvolveu o Iluminismo.

2ª Aula:

Assistir ao filme “O Segredo de Beethoven”, retratando sobre sua vida e obras. Nesta aula utilizar o datashow. Ao termino do filme, haverá um questionário para os alunos elaborado pelo educador.

3ª Aula:

Nesta aula será feito seminário em grupo, dividido de 4 a 6 alunos, cada grupo abordar sobre a “Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento? De Immanuel Kant. Os trabalhos serão pesquisados na internet em sites confiáveis. Apresentar os trabalhos em datashow. Nesta apresentação será observada a desenvoltura de cada aluno.

VII – AVALIAÇÃO:

A avaliação serve de instrumento para fornecer informações sobre como está se realizando o processo de ensino-aprendizagem como um todo. Neste contexto o professor conhece, analisa e verifica os resultados de como o aluno se desempenha e não simplesmente ver no aluno, o acúmulo de conteúdos para classificá-lo em apto ou não. Do mesmo modo, a avaliação deve dar subsídio ao trabalho pedagógico, seguindo o processo ensino-aprendizagem para sanar dificuldades, aperfeiçoando-o constantemente.

Em suma, os métodos de avaliação serão observações, registros, atividades e avaliações individuais e em grupo, assiduidade, responsabilidade, participação e interesse.

VIII – REGÊNCIA:

Os conceitos aqui escolhidos são apenas um modelo prosaico entre os alunos do segundo ano do ensino médio existentes em nosso estabelecimento de aprendizagem. Por isso, é importante observar que estou considerando as propostas sugeridas pelo MEC, adaptando de acordo com a efetividade da escola. Com isto, significando que obterei, enquanto educador aprimorar um plano de curso considerando as características da turma a qual lecionarei.

IX – BIBLIOGRAFIA:

• MONDIN, Battista. Curso de filosofia: Os Filósofos do Ocidente. Vol. II. São Paulo: Edições Paulinas, 1982.

• REALI, Giovanni, ANTISERI, Dario. História da filosofia: Do Humanismo a Kant, Vol. II. São Paulo: Edições Paulus, 1990.

• CRC – Unidade 3: Ética Moderna II: Hume e Kant.

• CRC – Unidade 5: Filosofia Política na Modernidade.

FILME:

• O SEGREDO DE BEETHOVEN (2006)

ANEXO I

1ª ETAPA – Filme: O Segredo de Beethoven.

Compositor de melodias clássicas, Ludwig van Beethoven. Beethoven (Ed Harris) enfrenta graves problemas devido a sua audição. No ano de 1824 depois de um período de ostracismo, ele pretende fazer uma volta triunfal e, para isto, está escrevendo a Nona Sinfonia. A limitação auditiva faz com que ele precise de ajuda para copiar as partituras. É quando Anna Holtz (Diane Kruger), uma ousada e talentosa estudante, entra em cena. Aos 23 anos, a jovem quer o emprego e, apesar de todo o desprezo de Beethoven, começa a trabalhar. O gênio forte e metódico do compositor não são barreiras para a sensibilidade da garota. Aos poucos, vai conquistando o grosseiro mestre e adquire uma profunda admiração dele. O músico está para voltar ao palco e em meio a muitos contratempos a assistente faz tudo para terminar as cópias antes da grande reestreia.

Ludwig Van Beethoven é universalmente conhecido como o maior compositor de todos os tempos, suas obras coroou o período clássico e iniciou efetivamente a era romântica na música. É dos pouquíssimos artistas que pode ser legitimamente considerado um revolucionário. O gênio musical inspirou momentos históricos em outros campos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com