TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Socrática Vs Espinosiana

Resenha: Ética Socrática Vs Espinosiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Resenha  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  157 Visualizações

A ética socrática propõe o auto conhecimento e o surgimento da felicidade ao fim de determinada ação. Porém essa felicidade somente pode ser alcançada caso o indivíduo conheça muito bem a si mesmo através de sua virtude, ética e bondade. Sócrates prega que os bens não morais (dinheiro, prestígio, reputação) não tem qualquer valor se não tivermos a sabedoria para nos guiar corretamente e os utilizarmos de forma adequada. Hoje o que vemos é, muitas pessoas procura a felicidade em coisas materiais. Estão sempre comprando o celular, carro do ano e esquecem que a felicidade pode estar em nós mesmos e não em uma propaganda de uma nova marca. Infelizmente, em um mundo cada vez mais consumista e desigual, somente aquele que é virtuoso consegue ser feliz e auto-suficiente de verdade.

Já Espinosa não faz uso de termos como certo e errado ou bem e mal. Para ele temos que ser independentes nas relações com o próximo e não submisso. Devemos aprender com os erros e dores da existência afim de nos tornarmos mais fortes. Que somente livres das paixões tristes, através do aperfeiçoamento das emoções conseguiremos alcançar a felicidade.

Tanto Espinosa quando Sócrates partilharam a mesma percepção, onde o bem maior, segundo a razão, é a união da humanidade. Pois, através de uma sociedade mais unida descartamos a destruição do próximos e visamos o respeito e a paz como forma de aumentar nosso verdadeiro conhecimento potencializando a evolução social e a realização humana.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com