TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética bombeiros voluntários

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS BOMBEIRO MILITAR

AMUJACY ARAUJO SILVA NETO

DANTE OLIVEIRA MAIA

ANÁLISE ÉTICA NA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS NA PROVISÃO DE SERVIÇOS DE PROTEÇÃO CONTRA SINISTROS EM MUNICÍPIOS MARANHENSES

São Luis

2014

AMUJACY ARAUJO SILVA NETO[pic 2]

DANTE OLIVEIRA MAIA

ANÁLISE ÉTICA NA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS NA PROVISÃO DE SERVIÇOS DE PROTEÇÃO CONTRA SINISTROS EM MUNICÍPIOS MARANHENSES

Trabalho apresentado a professora da disciplina de Ética do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar, com o objetivo de obtenção da segunda nota da disciplina supramencionada acima.

Professora: Terezinha Bogéa.

São Luis

2014

Antes de se realizar a análise ética, faz-se necessário uma breve explanação sobre o trabalho monográfico defendido por estes signatários. Assim, inicialmente se abordará a justificativa e o objetivo do referido trabalho e posteriormente será tratado a questão do bombeiro voluntário sob uma perspectiva ética.

Pode-se afirmar que a sociedade atual estar dividida em três setores conforme sua finalidade. As organizações governamentais referem-se ao primeiro setor e se destinam a atender o público. As empresas privadas estão inclusas no segundo setor e buscam o lucro. As organizações sociais compõem o terceiro setor, trabalham com recursos públicos e privados contudo se propõem a atender ao público

É perceptível a situação precária de diversas atividades de competência do primeiro setor, o Estado. Nesses casos o terceiro setor mostra-se como uma alternativa viável, solucionando problemas das comunidades através de associações e outros tipos de organizações.

Levando-se em consideração as questões dos serviços de bombeiros em municípios maranhenses, notou-se que o Maranhão, segundo pesquisa realizada pela Agência Brasil (1999) possui a pior cobertura de serviço de bombeiros do Brasil. Com base nestes dados, propôs-se, através do trabalho monográfico, a implantação dos serviços de bombeiros voluntários em municípios maranhenses sem serviços de bombeiros. Utilizando o terceiro setor, os voluntários, como uma alternativa de suprir as carências que o Estado tem passado nas áreas de combate a incêndio e salvamento.

A Organização das Nações Unidas define o voluntário como sendo “[...] o jovem ou adulto que devido ao seu interesse pessoal e ao seu espirito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos”.

Tomando-se esta definição para o estudo da ética, analisando os ideais da conduta humana, percebe-se que o bombeiro voluntário por não receber remuneração no exercício de suas atividades, tem sua responsabilidade e comprometimento como valores que norteiam sua conduta.

Na prática, segundo ÉTICA (2014), “[...] o caminho das realizações do homem, sua felicidade, sua retidão, tanto pessoal, como social, [...] somente é alcançada quando sua opção é pelo bem, que lhe é revelado pela sua consciência”. Desta forma, pode-se afirmar que a reflexão ética do bombeiro voluntário, e do homem em geral, começa quando este condiciona sua integridade as suas próprias atividades. Nesse contexto, utiliza-se de ideais de comportamento, tais como: Boa fé, agir com honestidade perante outras pessoas, responsabilidade para com o futuro, respeito pelo passado, atuar dentro de um correto sistema de valores e ter coerência na maneira de ser.

A reflexão ética acontece quando se sente um incomodo diante de algumas ocasiões vividas em sociedade. A exemplo disso no âmbito do voluntariado, tem-se a comunidade do município de Bacabal que em outubro de 2013, mesmo sem treinamento de combate a incêndio, se organizaram para debelar um incêndio em uma empresa de recuperação de pneus.

Outro aspecto importante, visto no trabalho de VALLE (1999) quando este aborda a atuação do terceiro setor, é que: “[...] todas as ações do Terceiro Setor são intervenções sociais: buscam modificar modos de pensar e/ou modos de atuar e/ou modos de sentir [...]”. Este “modo de atuar” se traduz nesta análise como a conduta ética, que nos serviços de bombeiros voluntários é evidente quando verifica-se que seus membros participam, trabalham, doam-se com satisfação maior do que ocorre nas suas ocupações da vida familiar e profissional que lhes dão sustento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com