TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brigada de Bombeiros do Rio de Janeiro

Tese: A Brigada de Bombeiros do Rio de Janeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Tese  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro precisam ser incessantemente aperfeiçoados, pois são a essência de nossa existência. Atender vítimas com excelência, são literalmente a diferença entre a vida e a morte. Desta forma, objetiva-se apresentar neste trabalho uma proposta de distribuição de efetivo nas atividades fim e meio, bem como de viaturas operacionais em Grupamentos. A pesquisa visa padronizar as distribuições estabelecendo parâmetros para uma disposição coerente e atual visando sempre o bem estar da população Fluminense. O estudo foi alicerçado em pesquisa bibliográfica e documental, em trabalhos acadêmicos já existentes, uma visão de outras corporações no Brasil, a opinião de profissionais com amplo conhecimento técnico e empírico do assunto bem como uma análise entre o atual serviço prestado. Ao final, a distribuição é realizada com a utilização das ferramentas apresentadas no estudo que se conclui com sugestões e dicas para que a curto e longo prazo o glorioso Corpo de Bombeiros se ajuste a novas realidades, reduza o tempo resposta de atendimentos e esteja presente em todos os municípios do Estado de Rio de Janeiro.

1 INTRODUÇÃO

A experiência adquirida nos últimos 19 anos de efetivos serviços no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a heterogeneidade de comandantes e grupamentos transcorridos ao longo dessa jornada bem como a ajuda de amigos e especialistas no assunto, foram instrumentos de inspiração para o desenvolvimento do trabalho proposto.

O tema foi sugerido Pelo Estado Maior Geral da corporação com objetivo de padronizar a distribuição do efetivo, por meio de parâmetros que possam justificar uma maior concentração de militares em um grupamento do que em outro, evitar que viaturas operacionais fiquem inoperantes por falta de pessoal especializado, circunstância esta, provada e comprovada durante a realização da pesquisa, controlar com mais efetividade seu pessoal, justificar futuras contratações de militares por meio de concursos públicos, diminuir o tempo resposta de atendimentos de socorros, fato este importantíssimo para a excelência dos serviços prestados pelo CBMERJ, ou seja, realizar um verdadeiro planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo.

Cabe ao Comando Geral analisar a realidade externa, seguir as mudanças e transformações, perceber as oportunidades ao seu redor para reagir adequadamente a elas e reconhecer ameaças e adversidades para neutralizá-las. De acordo com o pensamento de Almir Tabajara, professor da matéria Comunicação e marketing institucional do CSBM 2014, onde afirma que a administração resolve qualquer problema nas instituições e organizações, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de grandes mestres da administração para fundamentar as propostas, a identificação da legislação vigente e a utilização dos conhecimentos empíricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com