TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e IDIFERENAÇA

Seminário: Ética e IDIFERENAÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Seminário  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA e IDIFERENAÇA

Questões relacionadas ao tema, Ética e Indiferença envolvem um amplo debate, este texto apresentado no programa Fantástico da rede Globo, nos mostra a indiferença, o descaso com aquilo que não queremos ver, que não nos interessa, rotina que já acostumamos a conviver no nosso dia a dia, sem chamar mais nossa atenção.

Muitas vezes preferimos não dar atenção, para não termos que fazer alguma coisa para mudar. Questões sérias da nossa sociedade, como a pobreza e a miséria humana.

A omissão dos Governos e da sociedade em permitir que existam certas questões sociais, como por exemplo, uma reportagem que vi onde mostrava pessoas drogadas na cracolândia em São Paulo onde as pessoas inclusive policiais passavam olhavam e nada sendo feito.

A indiferença é a banalização da vida humana, a indiferença e o descaso em relação ao próximo, fazendo com que haja a desconsideração e desclassificação do outro, e que determina a conduta em sociedade e a falta de atenção com a vida.

Hoje em dia o mundo assiste com indiferença aos horrores em escala global, vivemos em um tempo de indiferença.

Quando assistimos no Oriente Médio jovens palestinos se suicidando assassinando jovens israelenses e soldados israelenses matando jovens palestinos, dizendo defender sua própria terra, diante da indiferença do mundo.

É só ligarmos os telejornais para vermos crianças morrendo de fome em um mundo com excedente de alimentos, milhões de pessoas morrendo de Aids quando já existe coquetéis que podem salvar, vemos menores assaltando e matando e ficando impunes graças a indiferença dos nossos políticos.

Vivemos em um mundo onde todos são vitimas, sem uma indignação que faça parar as tragédias.

A indiferença como diz a “Crónicas de Rodrigo da Silva” (A indiferença é uma atitude perversa dos valores humanos associados ao comodismo e ao egocentrismo. É um comportamento torpe contrário ao sentido de solidariedade; não é ação, nem reação; é a inércia e a apatia num estado de anestesia e alheamento - não há desculpa, nem perdão - é a filiação à causa da desumanidade. É a prova da estupidez, da cultura zero, da civilidade nula, do civismo petrificado, do espírito associativo ausente, do cidadão competitivo abandalhado, abrutalhado, do consumista obcecado por bens e honras artificiais e supérfluas, é o defeito pernicioso e contagioso para os pobres de espírito, que transforma alguém em ninguém sem préstimo para a evolução humana. É evidentemente pecado sem remissão para os cristãos, produto inerte do desejo da desigualdade.)

A ética é um estado de espírito, uma atenção para vida, uma reflexão de tudo que podemos desenvolver de bom para o mundo, enquanto a indiferença é dada como uma ignorância ou desatenção aos cuidados que deveremos ter como pessoas responsáveis, honradas com nossos deveres e direitos.

É como diz o texto o povo corrompido pela corrupção se acostumará com isso

A moral e ética está ligada à educação que recebemos, se o pai menti, consequentemente o filho irá achar normal mentir, se o pai fuma, o filho vai aprender quando maior a fumar, são alguns exemplos dos erros dos pais na educação dos filhos.

Aurea,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com