TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  8/10/2015  •  Artigo  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara d'Oeste (SP)

Nome

 

RA

 

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara d'Oeste (SP)

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

INTRODUÇÃO

Este relatório vem por fim mostrar um mapeamento do perfil de um profissional que trabalha em uma corporação cujas crenças e valores são destoantes de seus próprios, descritos em uma tabela com as respectivas justificativas além de descrever os possíveis impactos nos resultados da empresa e na performance do colaborador, pois eles não compartilham das mesmas crenças e valores, sendo assim seus objetivos a serem atingidos podem ser distintos.


TABELA COM PERFIL DESTOANTE DE PROFISSIONAL

Crenças e valores da empresa

Crenças e valores do profissional que sejam destoantes das crenças e dos valores da empresa

Respeito ao ser humano, Clareza na comunicação, Ética, Respeito ao meio ambiente, Qualidade, Honestidade, Satisfação do cliente, Comprometimento, Educação.

Religiosidade extrema, Egoísmo, Individualismo, Sinceridade (pode ser negativo em uma negociação), Humildade (pode ser negativo caso a pessoa não procure crescimento dentro da empresa).

VALORES E CRENÇAS

Os valores e crenças são nossas características e heranças e ajudam a formar a nossa personalidade, os valores são o conjunto de características de uma organização ou de uma pessoa e podem ser definidos como aquelas coisas que são importantes ou valorizado por alguém, determinando o comportamento de uma pessoa ou organização. E ética são valores morais em ação, se uma pessoa que sabe a diferença entre o certo e o errado e escolhe direito é moral e uma pessoa cuja moralidade é refletido em sua vontade de fazer a coisa certa, mesmo que seja difícil ou perigoso, é ético. A crença é tudo aquilo em que uma pessoa ou organização acredita ser verdade ou a possibilidade de algo.

A essência da organização é a cultura organizacional, na qual se trata de um conjunto de valores, crenças, atitudes e hábitos compartilhados por indivíduos de uma organização. As crenças e valores de uma organização são inseridas ou moldados dependendo de suas necessidades, essa mentalidade é construída ao longo do tempo e reflete sobre seus clientes e funcionários, demonstrando e definindo a empresa.

Justificando as crenças e valores do profissional que sejam destoantes das crenças e valores da empresa, começamos com a religiosidade "extrema" se posso dizer, como no caso dos adventistas do sétimo dia, que guarda o sábado pelo menos até o pôr-do-sol, ocorrendo que com isso pode atrapalhar a empresa, pois o funcionário não poder exercer a função dele no sábado como hora extra ou horário efetivo, com isso obviamente causando uma desconexão entre indivíduo e organização. Egoísmo é um adjetivo, mas pode se tornar um valor pois muitas pessoas trazem esses valores e crença pela sua própria criação, passado ou herdados pelos seus pais, como por exemplo: “Não empreste seus brinquedos para que não se quebre”, na organização isso pode atrapalhar a divisão de ferramentas ou o indivíduo fica fechado a interesses egoístas e causando atritos entre os outros indivíduos, consequentemente acarretando problemas para a organização. O Individualismo o sujeito está somente considerando seus próprios interesses, tipo faz a parte dele e não liga para os outros, em uma organização o ponto forte hoje é o trabalho em equipe, os indivíduos que saibam trabalhar em equipe e tenha o interesse coletivo e não individual, são os mais requisitados. A sinceridade pode vir dos valores de criação, esse é um ponto positivo, mais dependendo do ponto de vista pode ser negativo aos interesses de uma organização, em caso de uma negociação que exija barganhas, a sinceridade pode ser a chave para perder uma negociação, caso a pessoa for sincera o bastante e menosprezando o seu produto e valorizando do concorrente, isso é se o produto do concorrente realmente for superior. A humildade é um valor muito bom e positivo, pois reconhecemos que não somos capazes de conseguir algo e que ninguém é superior a ninguém, mais em uma organização pode ser negativo se o indivíduo agir em outra forma de humildade e por ser humilde, não tenha interesse de crescer na empresa pois seus valores o impedem. Com isso algumas crença e valores dos funcionários podem não estar alinhados aos da organização, que é mais formal e segue normas e regras.

Os possíveis impactos que podem ocorrer na organização quando o indivíduo ou colaborador não compartilha da mesma mentalidade ou crença e valor, pode ocorrer um impacto na performance, rejeição, desmotivação por parte do funcionário, referente aos valores e crenças da empresa. Esses conflitos de valores e crenças pode ser evitado, se no ato do recrutamento e seleção de pessoas, a organização selecionar profissional com o perfil que acredita em seu valor, crença e as aceitam.

Um dos possíveis impactos na performance do colaborador, quando não aceitam as mesmas crenças e valores da empresa o colaborador diminui seu desempenho, ocorre absentismo, imaturidade profissional, clima organizacional pesado, aumento no nível de stress, enfim todos esses conflitos interferem na performance do colaborador.

Hoje em dia os valores e crenças formal da empresa e os valores e crenças informal do colaborador, estão em conflitos de interesses, para ambos os lados, que pode ou não ocasionar uma desconexão entre valores. E ocasionando a perda de valor e crença do colaborador e ele passa aderindo as mentalidades da empresa em alguns casos. Isso é se os seus valores e crenças, permitem aceitar tal mudança.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este relatório apresentou um mapeamento de um perfil de pessoa que seja destoante em relação às crenças e aos valores da empresa e também como as crenças e valores do profissional, que são destoantes das crenças e dos valores da empresa, situado em uma tabela e uma justificativa das crenças e valores do profissional que não são alinhados aos da empresa, também os possíveis impactos nos resultados da empresa e na performance do colaborador, pois eles não compartilham das mesmas crenças e valores. Hoje em dia os valores e crenças formal da empresa e os valores e crenças informal do colaborador, estão em conflitos de interesses, para ambos os lados, que pode ou não ocasionar uma desconexão entre valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (346.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com