TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética geral

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

1- Estamos evoluindo para o fim.

2- Evolução para os pobres não dão lucros.

3- Divisão da joia e do trigo.

4- Reconstrução de valores.

5- A felicidade humana não é alcançada fora da comunhão.

6- A mentalidade individualista rege o ocidente.

7- Regras éticas e solidariedade, antidoto para humanidade.

8- As medias assumiram o papel do estado de civilizar as pessoas.

9- Falso governo democrático que desestimula os cidadãos.

10- Sociedade corrupta não estruturam grandes empresas.

11- Confiança só é possível entre grupos que tem os mesmos valores.

12- O debate sobre a conduta ética e de interesse de todos.

13- Sem ética, capital e sociedade não podem existir.

14- Em busca de uma sociedade mais justa estudamos a Ética.

ÉTICA GERAL

A palavre ética vem do grego ethos que significa morada coletiva e vida coletiva. No direito romano a palavra ética refere-se às normas de condutas.

A ética é historia isso se deve ao fato de estar solidificada em moções de valor. Assim aparecem os filósofos que produzem uma reflexão teórica que orienta a pratica.

Ética e moral são sinônimos, mas a moral esta mais relacionada à crença estruturada em valores acumulados desde a infância transmitida pelos grupos sociais como família e a igreja.

Ao se tratar de ética sempre estaremos nos referindo ao conceito de valor que segundo os pensadores que buscam refletir sobre o assunto dizem ser nossos juízos de bem, mal, justo, injusto, belo e feio.

Sócrates foi denominado o “pai da ética”, mas a nossa visão de ética hoje deve muito, também, a Platão. Na verdade como Sócrates nada escrevem, é em seus textos que aparece pela primeira vez, o conceito de Ética, ele idealiza a “cidade perfeito” e nela todos são guiados por uma ética semelhante ao ideal para os dias de hoje.

Os principais filósofos organizadores da ética cristãos são: Santo Agostinho e São Tomas de Aquino. Com uma filosofia crista ser virtuoso, portanto ético passa a ser agir em conformidade com a vontade de Deus, assim a solidariedade e a responsabilidade com o outro passa a ser valor ético.

A modernização começa quando começa a desaparecer a ideia de uma ordem universal e o mundo desencanta e passa a ser governado por leis naturais racionais e impessoais.

Max Neber foi o autor quem mais desvelou a relação entre ética e profissão na sociedade capitalista. Segundo ele há pelo menos duas teoria ética:

A ética da convicção e a da responsabilidade.

A ciência dos valores admite varias classificações. Isso por que existem muitas escolas, preferimos essa classificação uma vez que desenvolvem as quatro formas fundamentais do pensamento ético ocidental. São elas: ética empírica, ética dos bens, ética formal e ética valorativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com