TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AGRÁRIA DO BRASIL

Por:   •  12/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 3

CEDERJ/UERJ – GEOGRAFIA 

Disciplina: Geografia Agrária do Brasil  Professor: Luís Felipe Umbelino

AD1 – 2020.2

 Aluno: Taís da Silva Tarôco     Matricula: 19212140026     Polo: Três Rios

1) Os primeiros estudos da Geografia Agrária têm como característica uma ênfase muito grande nos fatores ambientais. Explique esta forma de abordagem na geografia agrária:

Analisando as aulas absorvi que no começo dos estudos em geografia agrária o fator ambiental não era uma preocupação para a sociedade, o fator climático para a sociedade foi o que realmente ajudou, pois, analisando o clima de cada região poderia verificar o que era melhor para ser cultivado em cada região. A população foi se organizando em lugares que o solo era mais fértil e com melhor relevo esse modelo era denominado como Determinismo ambiental. Esse modelo foi aprovado até o surgimento de um novo pensamento o Possibilismo ambiental que melhorou o antigo pensamento e colocou a cultura como a principal forma de organizar do espaço, essa linha de pensamento acredita que o homem além de usar a natureza para gerar lucros, o homem também modifica essa localidade, com o passar do tempo foram surgindo novos estudos é para Faucher o solo era parte viva que precisava ser cultivada para produzir cada vez mais frutos e também que a flora e a fauna precisava esta alinhada.

 2) Em determinada Escola do pensamento geográfico, o objetivo principal da Geografia Agrária era o entendimento da variação espacial da agricultura. Para isso, se deveria utilizar a associação de variáveis, aumentando a complexidade do estudo, em detrimento das relações de causa e efeito. Somente assim se poderia traçar um caminho diferente daquele feito tanto pelos geógrafos deterministas, quanto pelos adeptos da geografia regional francesa. Sobre esta corrente de pensamento responda os itens abaixo:

a) Qual é a escola de pensamento geográfico que possui este objetivo?

Geografia Teorética Quantitativa

 b) Que outras características são encontradas em estudos de geografia agrária desta corrente de pensamento?

Nesta linha de pensamento os objetivos de estudos era com transportar os  produtos cultivados pelos agricultores, como comercializar esses produtos e o espaço de onde eram cultivados os produtos agrários.

3) A lei de Sesmarias pode ser entendida como sendo uma lei agrária, transposta diretamente da metrópole colonial e implantada na colônia. Contextualize esta forma de apropriação do território que iniciou a organização do espaço agrário brasileiro:

Foi uma lei em que as pessoas (donatários) ganhavam terras para administra e cultivar, essas terras se localizavam fora das metrópoles em locais mais afastados com vastas áreas não apropriadas, todas as terras no Brasil eram da coroa, com isso a coroa fazia a distribuição para os donatários, eles tinham a obrigação de cultivar cana-de- açúcar já que era a principal atividade econômica agrícola do Brasil nesta época, em seu redor existem algumas propriedades que criavam gados e cultivam alimentos, essas fazendas menores eram chamadas de fazendas secundárias, era utilizado para a criação de gados e alimentos par o próprio consumo das pessoas da região, além delas existiam as vilas e seus povoados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com