TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agrária do Brasil

Por:   •  17/2/2023  •  Projeto de pesquisa  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 4

Lais da Silveira Cruz – 15212140165 – Geografia-NAT

a) O regimento escolar é fundamentado no diálogo entre várias pessoas, de forma democrática, pois engloba diversas pessoas e seu cotidiano. É normal que durante o seu processo de criação, haja interação de toda comunidade escolar e caso não haja um conselho próprio para isso, os profissionais, devidamente selecionados, constroem esse documento. Pois é um documento que possui todas as informações e obrigações que os funcionários precisam saber para um bom funcionamento da escola, ou seja, é a “lei da escola”.

Algumas de suas características são: o controle das atividades, compromissos e responsabilidade de tudo que é direcionado a escola, informações sobre a equipe pedagógica e administrativa, objetivos, detalhamentos sobre o funcionamento burocrático e etc...

b) O PPP, é um documento importante e obrigatório, pois nele constam os objetivos e a “missão” pedagógica da escola. Ou seja, ele direciona os educadores pedagogicamente, de acordo com a estrutura da escola e materiais disponíveis, para um bom desempenho no aprendizado dos educandos, sempre inovando e buscando estratégias para o ensino. Esses documentos devem conter o contexto das famílias da escola, os recursos disponíveis, o plano de ação, os objetivos ... Por isso, este documento é flexível e dinâmico, pois sempre que necessário, pode ser alterado. Suas características são: Abrangência, duração, participação e concretização.

Alguns princípios do PPP são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério.

c) Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola; Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; Gestão democrática do ensino público, na forma da lei; Garantia de padrão de qualidade.

d) A gestão democrática, tem como priorização a participação de gestores, professores, funcionários, pais, alunos e todos os envolvidos na comunidade escolar, para criação de maneiras mais prazerosas de ensino e juntamente compor o PPP. Fazendo assim a escola aberta ao diálogo e sugestões de todos os envolvidos na comunidade escolar, no que se diz a respeito ao trabalho pedagógico, garantindo assim a qualidade no ensino. Uma das características da gestão democrática é a aproximação da escola com os pais, para que haja uma educação eficiente e moldada de acordo com a necessidade da comunidade em que está inserida a escola.

e) O conselho de classe tem como objetivo informar o progresso ou não da turma, para os demais educadores, pedagoga, diretores... E buscar meios para a melhoria da aprendizagem de acordo com a turma em geral ou casos de alunos específicos, como: Hábitos de estudo, processo de aprendizagem, interpretação e escrita, entre outros.

Com o andamento do conselho de classe, obtém-se diálogos e sugestões para que o rendimento da turma aumente, se for necessário, o fortalecimento do trabalho com as famílias e possíveis orientações de acompanhamento escolar no ambiente familiar.

No conselho de classe também é avaliado o desempenho do professor em relação a turma.

f) MEDEL, C. R. M. de A. Projeto Político Pedagógico - construção e implementação na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 24 ed. São Paulo: Libertad, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (714.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com