TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade portfólio Organização e Regionalização do Espaço

Por:   •  10/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PAULA SIMÃO DE AGUIAR HEINZEN – RA 8163314

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Organização e Regionalização do espaço ministrada pela Professora Jucilene Galvão.

BLUMENAU SC

2022

Objetivos
• Compreender o conceito de espaço geográfico.
• Refletir sobre a organização do espaço ao longo do tempo histórico e as ações da humanidade.

Descrição da atividade

Baseado nas leituras propostas ao longo das semanas anteriores, elabore um breve texto dissertativo (com no mínimo uma e no máximo duas laudas) discutindo como o homem se utilizou do conhecimento geográfico para ocupar e organizar o espaço natural a seu favor, apresentando em seu texto quais foram as principais mudanças ocorridas no espaço a partir do desenvolvimento das técnicas de trabalho e com a vida em sociedade. Por fim, descreva como as tecnologias modernas contribuíram de forma determinante para as transformações deste espaço e para a diminuição das distâncias ao longo do tempo histórico.

Pontuação: A atividade vale de 0 a 2,0 pontos.


Critérios de avaliação
Na avaliação desta tarefa, serão utilizados os seguintes critérios:

  • utilização da norma padrão da Língua Portuguesa e das normas da ABNT;
  • coerência, concisão e coesão na escrita;
  • compreensão dos textos estudados;
  • capacidade de análise do conteúdo e de síntese de ideias;
  • articulação entre o tema e as considerações apresentadas;
  • fundamentação e argumentação baseadas em teoria;
  • citações referenciadas;
  • apresentação das atividades conforme as orientações gerais, incluindo o cabeçalho e a indicação dos questionamentos propostos;
  • atividade salva em arquivo Word e anexada no Portfólio.

O assunto a ser discutido é o espaço geográfico e precisamos ter de início o conhecimento de que para ser espaço geográfico precisa ser  ou ter sido ocupado por seres humanos, portanto é um espaço social. Tendo isso como base, podemos conhecer sobre a história deste espaço, suas influências e  mudanças durante os anos.

Adotando a conceituação de Milton Santos (1997),  espaço geográfico constitui “um sistema de objetos e um sistema  de ações” que, segundo ele: é formado por um conjunto indissociável, solidário e  também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único na qual a história se dá.  No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados depois cibernéticos fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como numa máquina” (Milton Santos, 1997).

Segundo Milton Santos (1997) a presença do homem é concretamente como ser natural e, ao  mesmo tempo, como alguém oposto a natureza, pois promoveu e promove profundas transformações. Milton Santos também discutiu sobre a natureza do espaço geográfico. De início ele definiu sua natureza como sendo um conjunto de fixos e fluxos  e em um segundo momento ele definiu a natureza do espaço geográfico como sendo um conjunto de configurações espaciais e dinâmicas sociais (SANTOS, 1988). Por fim Milton destaca que a natureza do espaço geográfico é um conjunto indissociável, complementar e contraditório de sistemas de objetos e sistemas de ações (SANTOS, 1996).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (227.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com