TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO CACHOEIRINHA – ANÁLISE A PARTIR DA CARTA TOPOGRÁFICA

Por:   •  9/1/2018  •  Ensaio  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 4

USO DE GEOTECNOLOGIAS NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS

A BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO CACHOEIRINHA – ANÁLISE A PARTIR DA CARTA TOPOGRÁFICA

A Cartografia pode ser descrita como a ciência da representação da superfície terrestre, tanto nos aspectos físicos como socioambientais. Nesse sentido, sua importância nas pesquisas ambientais é ratificada pelo fato de que não se pode estudar o que não se conhece. Portanto, os materiais cartográficos oferecem dados sobre o que é preciso recuperar numa determinada área, bem como os possíveis riscos ambientais.

Os estudos sobre bacias hidrográficas têm como importante alicerce as cartas topográficas para delimitação da área de drenagem e posteriormente, confecção de mapas. As ciências ambientais, a partir de 1970, começaram a utilizar o conceito de bacia hidrográfica no planejamento ambiental, visando uma abordagem holística aos problemas ambientais. A bacia hidrográfica deve ser contemplada como uma área que possui delimitações, contornos e funcionamento ligado a parâmetros físicos como o clima, a geomorfologia, geologia, pedologia, cobertura vegetal, entre outros aspectos, portanto, deve ser entendida numa visão sistêmica.

Quanto à definição, pode-se afirmar que uma bacia hidrográfica é uma área topograficamente fechada formada por um rio principal e seus afluentes, apresentando-se como um “divisor de precipitações” entre outras bacias vizinhas. O traçado que demarca seu contorno denomina-se divisor e a projeção horizontal da bacia constitui a área de drenagem do fluxo que passa por esta seção. Seu conceito é integrado nas ciências ambientais e seu emprego na análise da problemática ambiental tem relevância, já que contém dados biológicos, físicos, econômicos e sociais.

Nesse sentido, o presente trabalho foi elaborado a partir da análise da carta topográfica Rio Descoberto, Goiás. Para tanto, delimitou-se a bacia hidrográfica do Córrego Cachoeirinha com papel vegetal e posteriormente, para melhor visualização, as porções delimitadas foram coloridas com lápis de cor.

Quanto à análise, pode-se destacar que a bacia hidrográfica do Córrego Cachoeirinha situa-se na porção Sul da carta topográfica, sendo que o Datum horizontal é o SAD-69 (Datum oficial do Brasil) e o vertical Imbituba – Santa Catarina. O Córrego Cachoeirinha deságua no Rio Descoberto, rio principal da bacia, na porção Leste da carta.

A carta topográfica Rio Descoberto, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui escala 1:25.000, tendo sua primeira impressão em 1985, folha SE.22-X-B-III-1-NE e articulação na folha MI 2258-1-NE.

Além disso, verifica-se em relação à drenagem que o Córrego Cachoeirinha corre no sentido Oeste-Leste e possui drenagem paralela (Strahler apud Christofoletti, 1980) e 19 cursos de água. Quanto à Geomorfologia, pode-se destacar que a porção Leste da bacia do Córrego Cachoeirinha possui relevo menos acidentado que a porção Oeste, já que suas curvas de nível apresentam maior espaçamento na porção Leste e a equidistância das curvas é de 10 metros. A maior cota altimétrica é de 1023 metros

A bacia hidrográfica do Córrego Cachoeirinha apresenta uma mancha de vegetação na porção central, ao Norte do rio principal. Quanto ao uso e ocupação do solo, nota-se que a utilização agropecuária da bacia se dá à jusante, onde está localizada a Fazenda Santo André.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com