TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CAATINGA: especificidades do principal bioma da Região Nordeste do Brasil

Por:   •  18/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.906 Palavras (16 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 16

A CAATINGA: especificidades do principal bioma da Região Nordeste do Brasil

Paulo Vitor José de Lima

Graduando em Geografia, Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal paulo.limaufu@gmail.com

Wallisson Eduardo Franco Moura

Graduando em Geografia, Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal wallissoneduardo@outlook.com

RESUMO: A Caatinga está presente no sertão em grande parte, onde a seca decorre da extrema irregularidade de distribuição das chuvas e no Meio-Norte onde existem manchas da Caatinga, principalmente no sul e no centro do Piauí que são dominados pelas Caatinga. O Brasil possui seis biomas, são eles: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado Pantanal, Pampas e a Caatinga. Conhecer o meio físico é extremamente importante, pois à ocupação do espaço e o desenvolvimento de atividades estão ligadas a ele e, além disso, a atuação do homem sobre o meio físico determina a organização do espaço. Neste trabalho trataremos especificamente sobre o Bioma Caatinga por ser um ponto de extrema importância na região Nordeste do Brasil e estar dentro do recorte geográfico da nossa área de interesse.

Palavras chaves: seca, semi-árido, sertão.

CAATINGA: specificities of the main biome in the Northeast Region of Brazil

ABSTRACT: The Caatinga is present in the hinterland to a large extent, where the drought is due to the extreme irregularity of rainfall distribution and in the Mid-North where there are patches of the Caatinga, mainly in the south and in the center of Piauí, which are dominated by the Caatinga. Brazil has six biomes, they are: Amazon, Atlantic Forest, Cerrado Pantanal, Pampas and the Caatinga. Knowing the physical environment is extremely important, since the occupation of space and the development of activities are linked to it and, in addition, the performance of man on the physical environment determines the organization of space. In this paper we will deal specifically with the Caatinga Biome as it is an extremely important point in the Northeast region of Brazil and is within the geographic outline of our area of interest.

Key words: dry, semi-arid, hinterland.

CAATINGA: especificidades del bioma principal de la Región Nordeste de Brasil

RESUMEN: La Caatinga está presente en gran parte en el interior, donde la sequía se debe a la extrema irregularidad de la distribución de las lluvias y en el Medio-Norte donde hay parches de la Caatinga, principalmente en el sur y en el centro de Piauí, que están dominados por la Caatinga. Brasil tiene seis biomas, que son: Amazonas, Mata Atlántica, Cerrado Pantanal, Pampas y Caatinga. Conocer el entorno físico es sumamente importante, ya que a él van ligados la ocupación del espacio y el desarrollo de actividades y, además, la actuación del hombre sobre el entorno físico determina la organización del espacio. En este trabajo nos ocuparemos específicamente del Bioma de Caatinga ya que es un punto de suma importancia en la región Nordeste de Brasil y se encuentra dentro del contorno geográfico de nuestra área de interés.

Palabras clave: seco, semiárido, interior.

INTRODUÇÃO

A Divisão Regional do Brasil consiste no agrupamento de Estados e Municípios em regiões com a finalidade de atualizar o conhecimento regional do País e viabilizar a definição de uma base territorial para fins de levantamento e divulgação de dados estatísticos, sendo assim, a Região Nordeste, formada pelos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1970. São amplos os debates que acontecem a respeito dessa região, principalmente sobre os contrates entre a Zona da Mata, Sertão, Agreste e MeioNorte.

As imagens sociais do Nordeste, inclusive veiculadas pelas grandes emissoras de televisão, estão ligadas ao chamado coronelismo, ao cangaceirismo e à persistência de formas arcaicas de relações sociais, situadas no universo do pré-capitalismo (BERNARDES, 2007). Essa região não existiu desde sempre, pois suas características e delimitações geográficas mudaram ao longo do tempo, determinada por diferentes processos de construção do espaço, um deles é o meio físico. Conhecer o meio físico é extremamente importante, pois à ocupação do espaço e o desenvolvimento de atividades estão ligadas a ele e, além disso, a atuação do homem sobre o meio físico determina a organização do espaço.

Segundo Coutinho (2006, p.14), o bioma é considerado como uma área do espaço geográfico, com dimensões até superiores a um milhão de quilômetros quadrados, representada por um tipo uniforme de ambiente, identificado e classificado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (formação), o solo e a altitude, os principais elementos que caracterizam os diversos ambientes continentais. O Brasil possui seis biomas, são eles: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado Pantanal, Pampas e a Caatinga. Existem poucos estudos relacionados ao bioma Caatinga e sua restauração, Melo et al.

(2012), identificaram apenas um estudo de restauração da Caatinga, realizado pelo Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Além de ser conhecida pela sua rica cultura, também passa por diversos problemas, assim como em todas as regiões do Brasil. O mais conhecido é o “problema” da seca, que desde o início da ocupação do Nordeste afeta parte da população. Das subregiões nordestinas, que são Zona da Mata, Sertão, Agreste e meio Norte, a Caatinga está presente no sertão em grande parte, onde a seca decorre da extrema irregularidade de distribuição das chuvas e no Meio-Norte onde existem manchas da Caatinga, principalmente no sul e no centro do Piauí que são dominados pelas Caatinga. Por isso, após o levantamento e análise de obras sobre essa temática, neste trabalho trataremos especificamente sobre o Bioma Caatinga por ser um ponto de extrema importância na região Nordeste do Brasil e estar dentro do recorte geográfico da nossa área de interesse.

A CAATINGA

Durante muito tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com