TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Climatologia na Geografia

Por:   •  3/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Desde a pré-história os mapas são utilizados, fossem nas pinturas rupestres, nos entalhes em casca de arvores, entre outros. Isso corria devido à preocupação do homem em relação a sua rota e a localização dos territórios onde desenvolvia suas atividades. A evolução da Cartografia se deu ao logo da história e assim foram surgindo e se desenvolvendo novas técnicas. 

A Cartografia, segundo a definição da Associação Cartográfica Internacional, pode ser considerada como uma ciência, mas também com arte. E tomando como base TIRITAN (2013, p.38) que afirma:

[...] a cartografia constitui-se como conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas que, mediante a obtenção dos resultados das observações diretas ou da exploração de uma documentação, tem como finalidade a elaboração e/ou o estabelecimento dos mapas (até sua impressão definitiva e/ou publicação).

A definição Cartografia leva em consideração os aspectos científicos do desenvolvimento de conhecimentos específicos que ocorrem de forma sistemática e são que necessários em determinados campos de atividades humanas. Mesmo diante da clareza que é empregado em um mapa pode-se também perceber afabilidade aos olhos de quem o lê, proporcionando expressividade e sensibilidade ao ser observado.

Como mencionado no início do texto, na pré-história já havia algum tipo de representação do espaço fosse por meio de pinturas, entalhes nas paredes e pedras. As representações eram relativas ao cotidiano do homem pré-histórico e mostrava como caçavam, como interagiam, sua subsistência e localização.

Os Egípcios deram grande contribuição na evolução cartográfica, pois influenciou Pitágoras no desenvolvimento da Geometria prática, de onde foi originada à Topografia. Os chineses também deixaram sua ajuda através dos seis princípios da Cartografia: a Escala, a Direção, o Caminho, O “Gao Xia”, o “Fang Xie” e o “Yu Zhi”, seus mapas possuíam grande componente artístico.

Os que mais contribuíram com evolução do pensamento cartográfico foram os gregos, pois através da obra mais completa sobre Geografia, na época, produzida por Ptolemeu após vasta pesquisa na Biblioteca de Alexandria, foi possível explicar e conhecer conceitos de projeções cartográficas, além mostrar sistema de coordenadas, usar como referências aproximadamente oito mil localidades.

Durante a Idade Média a pouco se desenvolveu, ocorreu uma estagnação pois a Igreja teve forte influência sobre a confecção dos mapas que até esfericidade da terra foi desconsiderada. Com o passar do tempo a Cartografia ressurgiu tomou um novo folego devido ao início das Grandes Navegações, com isso novas técnicas de projeções cartográficas se fizeram necessárias. Mercator definiu os meridianos retos e equidistantes. Ao longo do tempo, na Europa, foram aprimorados mapas e técnicas cartográficas.

 Nos dias atuais a Cartografia acompanhou a evolução tecnológica, o que permitiu a elaboração de mapas e vários outros documentos cartográficos de forma digital, fazendo com que tivesse origem uma nova linguagem voltada a esta ciência como: computação gráfica, cartografia automatizada ou cartografia digital. Atualmente utilizamos as informações dos diversos tipos de instrumentos cartográficos no auxílio de várias atividades como: agricultura, previsão do tempo, construções, aviação, planejamento ambiental e em vários sistemas de orientação que usamos como GPS, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com