TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinâmica Interna Da Terra

Ensaios: A Dinâmica Interna Da Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  1.597 Visualizações

Página 1 de 5

A Dinâmica Interna da Terra

Os movimentos das placas tectônicas são responsáveis pelos agentes modificadores do relevo originados do interior da Terra.

Entre os agentes internos do relevo podemos citar:

Tectonismo

O tectonismo ou diastrofismo compreende todos os movimentos que deslocam e deformam as rochas que constituem a crosta terrestre. Esses movimentos são causados por forças que vêm do interior da Terra e agem lentamente e prolongamente na crosta. O tectonismo se manifesta por movimentos verticais ou epirogênicos e horizontais ou orogênicos.

Movimentos Epirogênicos: são movimentos verticais que provocam abaixamento ou soerguimento da crosta terrestre. Os movimentos epirogênicos ocorrem em áreas geologicamente mais estáveis e age erguendo e reabaixando grandes áreas dos continentes. Os movimentos causam variações lentas no nível do mar, denominadas eustasia.

Movimentos orogênicos: são movimentos que dão origem a montanhas e dependem da maior ou menor resistência oferecida pelas rochas das regiões atingidas pelas forças do interior da Terra. Eles têm pequena duração no tempo geológico, mas transformam profundamente a área atingida, tanto do ponto de vista da estrutura das camadas como do aspecto do relevo.

Temos dois tipos principais de orogenia: dobramentos e falhamentos.

Dobramentos: as rochas sofrem uma serie de deformações quando são submetidas a um esforço proveniente do interior da Terra. Se elas não oferecem muita resistência a essa forca, formam-se dobras (ondulações do terreno em estruturas plásticas ).

Falhamentos: quando submetidas a um esforço interno de grande intensidade, no sentido vertical ou inclinado, as rochas de estrutura rígida e muito resistentes, em vez de formar dobras, quebram-se. Nesse caso, pode ocorrer ou não o deslocamento dos blocos resultantes dessa fratura que originam desníveis de terrenos e quando não há desníveis, apenas fratura, temos as diásclases. Porém, as falhas só ocorrem quando há deslocamento das estruturas e desnível de terras.

As falhas podem se associar e dar origem às fossas tectônicas (Graben), as regiões rebaixadas, limitadas por um sistema de falhas escalonadas. Outro tipo de associação é o maciço tectônico (Horst), formado por uma área central mais elevada em relação às áreas vizinhas, limitadas por um sistema de falhas.

Vulcanismo

Chamamos de vulcanismo os fatos e fenômenos geográficos relacionados com as atividades vulcânicas, através dos quais o magma do interior da Terra chega à superfície. A manifestação típica do vulcanismo é o cone vulcânico e o amontoado de pó, cinzas e lavas formado pelas erupções. Observe as consequências desse fenômeno no mapa abaixo.

Círculo de Fogo

A maior parte dos vulcões localiza-se ao longo ou próximo dos limites das placas tectônicas, os chamados vulcões de limite de placas. Porém, alguns deles, localizam-se no interior de uma placa tectônica, denominados vulcões intraplacas, um exemplo é o do arquipélago havaiano situado no interior da placa do Pacífico, em um local conhecido como “ponto quente”.

Os vulcões de limite de placas alinham-se no “encontro” das placas tectônicas, no chamado Círculo de Fogo, que se estende pelos oceanos Pacífico e Atlântico e pelo mar Mediterrâneo.

Podemos dividir essa área em:

Círculo de Fogo do Pacífico: onde estão 80% dos vulcões e que se estende desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas, abrangendo o litoral oeste da América do Norte e o Japão. Neste círculo estão localizados três dos quatro vulcões ativos da Terra.

Círculo de Fogo do Atlântico: América Central continental, ilhas do Caribe, Açoares, Cabo Verde, Mediterrâneo e a região do Cáucaso, no sudoeste da Europa.

Terremotos ou abalos sísmicos

Os terremotos são causados pela ruptura das rochas provocada por acomodações geológicas de camadas internas da crosta ou pela movimentação das placas tectônicas, que produzem ondas vibratórias que se espalham em várias direções.

O ponto onde o terremoto se origina recebe o nome de centro ou foco. O ponto da superfície terrestre situado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com