TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação e Constituição interna do Planeta Terra

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

Curso de Engenharia Civil

Prof. Murilo Gomes Torres

QUESTIONÁRIO – 1

TEMA: Formação e constituição interna do Planeta Terra

1). Qual a importância dos meteoritos para o estudo da formação do Sistema Solar e do Planeta Terra?

        R: Os meteoritos foram as primeiras rochas formadas no sistema solar, e por consequência os principais na formação do Planeta Terra, pois nos giros das orbitas os meteoritos foram se colidindo e formando uma massa aglutinada vindo a ser chamado de planetas no qual se inclui a Terra.

2). O Planeta Terra foi formado através da aglutinação ou colisão de meteoritos. Por que então, não se observa nenhuma rocha de composição meteorítica ou semelhante a esta na superfície terrestre? Explique.

        R: A parir das colisões e aumento de massa meteorítica na aglutinação que ocorreu o aumento de temperatura e pressão, derretendo os meteoritos aglutinados formando nosso Núcleo e Manto terrestre.

        

3). Descreva sucintamente o processo de formação do planeta Terra após o término da aglutinação dos meteoritos.

R: Inicialmente o planeta Terra era uma massa homogênea constituída por agregação de material meteórico. Com os constantes choques de meteoritos ocorreu o crescimento de massa.

Explique o que ocorreu com os meteoritos após aglutinação?

        R: A Terra crescia em tamanho e volume. Este crescimento gerou o aumento da pressão interna do material sólido, e consequentemente o aumento da temperatura. Este aumento de temperatura promoveu a fusão ou derretimento deste material meteórico, formando uma massa homogênea liquida.

Explique o processo de separação (diferenciação) entre os elementos pesados e leves, desde o estágio inicial até os tempos atuais para formação do manto e núcleo e posteriormente formação da crosta terrestre.

        R: A partir desta massa homogênea, os elementos químicos mais pesados, principalmente o Fe e Ni, dentre outros, “afundaram” migrando para o interior da Terra formando o núcleo. A parte superior da Terra, mais leve, de onde saíram os elementos mais pesados para formar o núcleo, foi denominada de manto. O nome manto foi conferido a esta porção do planeta por cobrir o núcleo. Até então, a Terra era formada pelo núcleo e manto, ambos no estado liquido. No entanto em um período estipulado entre 100 e 200 milhões de anos ocorreu a separação dos elementos mais leves (Na, K, Si, O) dos mais pesados (Fe, mg, Ca, Si, O) do manto por diferença de densidade, pressão e temperatura, sendo depositados nas partes superior sobre o manto. Este material mais leve posicionado sobre o manto foi denominado de crosta.

4). Como se explica o núcleo externo estar no estado líquido e o núcleo interno estar no estado sólido, se ambos possuem composições químicas e densidades semelhantes? Considere que a porção interna possui uma temperatura de cerca de 700º C a mais que a porção externa?

        R: A composição é a mesma porem a pressão é o que muda nas duas camadas, contanto a parte interna do núcleo é a mais adensada (compactada) por conter uma pressão maior e a parte externa é liquida por conter uma pressão menor e altas temperaturas a tornando liquida.

5). Para que o núcleo terrestre funcione como uma grande fonte de calor é necessário que o mesmo libere grande quantidade de energia. Quais são os principais tipos de energia envolvidos, que são emitidas do núcleo terrestre e as transformações para outras formas de energia?

        R: No núcleo tem alguns processos envolvendo energias, o primeiro é o campo magnético gerado pelo núcleo (grande geodínamo), o segundo e o resfriamento do núcleo onde ele transforma a energia gravitacional em energia térmica e logo em seguida transforma em energia mecânica para a sua movimentação, o terceiro processo acontecer com a energia radioativa liberada pelo elementos radioativos no núcleo, essa energia radioativa é transformada em energia mecânica também a qual passa pelo mesmo processo da energia gravitacional.

Egravitacional > Etérmica >  Emecânica(movimento)

Eradioativa  > Etérmica >   Emecânica(movimento)

6). O manto superior também é conhecido como manto empobrecido (depletado) em alguns elementos químicos. Quais são os principais elementos (cite dois) que são removidos desta região e por que motivo estes elementos são expelidos para regiões menos profundas? Estes elementos foram depositados por sobre o Manto. Qual nome dado a esta parte do Planeta onde estes elementos foram posicionados?

        R: Os principais elementos expelidos pelo magma são os elementos Na, K, Si, O, esses elementos químicos foram expelidos por serem mais leves a partir de um processo de separação que durou entre 100 e 200 milhões de anos, sendo depositados sobre o manto, formando a crosta primitiva terrestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com