TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinámica Interna Da Terra

Dissertações: Dinámica Interna Da Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

Sumário

Dinâmica interna da terra 3

Tectonismo 3

Dobramentos 4

Falhamentos 5

Vulcanismo 6

Referências 7

Dinâmica interna da terra

Produzida pela energia interna do planeta provinda do núcleo que desencadeia uma série de fenômenos que resultam na movimentação das placas tectônicas causando assim modificações estruturais. Os fenômenos internos são:

Tectonismo

Tectonismo, diastrofismo ou ainda tectônica é um termo geral relativo a todos os movimentos da crosta terrestre com origem em processos tectónicos. Naqueles in-cluem-se a formação de bacias oceânicas, continentes, planaltos e cordilheiras. As subdivisões principais são duas:

• movimento orogenético — horizontal, que pode ser entendido como o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou ca-deias de montanhas produzido principalmente pelo diastrofismo (dobramentos, falhas ou a combinação dos dois), ou seja, pela deformação compressiva da li-tosfera continental;

• movimento epirogenético — vertical, os movimentos da crosta terrestre cujo sen-tido é ascendente ou descendente, atingindo vastas áreas continentais, porém de forma lenta, inclusive ocasionando regressões e transgressões marinhas.

Dobramentos

Os dobramentos são estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes que foram afetadas por forças tectônicas durante o perío-do Terciário provocando o enrugamento e originando as cadeias montanhosas ou cordilheiras.

Em regiões como os Andes, as Montanhas Rochosas, os Alpes, o Atlas e o Himalaia, são frequentes os terremotos e as atividades vulcânicas. Apresentam também as maiores elevações da superfície terrestre. Os dobramentos resultam de forças laterais ou horizontais ocorridas em uma estrutura sedimentar que forma as cordilheiras. As falhas resultam de forças, pressões verticais ou inclinadas, provo-cando o desnivelamento das rochas resistentes.

Falhamentos

Falhamento é a ruptura na crosta terrestre, que pode ocorrer quando um bloco de rochas se rompe em decorrência de forças tectônicas. As falhas por compressão ocorrem quando uma massa rochosa é empurrada ou comprimida ocasionando uma quebra, o que, normalmente, faz que uma parte se levante sobre a outra criando vales com fendas.

Vulcanismo

Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com