TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Emigração Dos Brasileiros

Casos: A Emigração Dos Brasileiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

A Emigração de Brasileiros

       No  inicio da década de 1980, conhecida como “década perdida”, o baixo crescimento econômico fez o Brasil conhecer um novo processo em sua dinâmica populacional – a emigração de brasileiros, principalmente para os Estados Unidos, Japão, Canadá, Austrália e países da Europa e América Latina.

Antes disso, o país tinha conhecido as “migrações forçadas”, por motivos políticos, sobretudo nas ditaduras de Getúlio Vargas (1930) e do regime militar (1964-1985).

Na “década perdida”, as altas taxas de inflação, de desemprego e a busca de melhores perspectivas de vida foram os principais motivos que levaram a uma evasão de brasileiros para outras partes do mundo.

Depois de alguns anos de estabilidade do Plano Real, essas saídas diminuíram um pouco, mas foram retomadas após a desvalorização da moeda em 1999.

Infelizmente, esses movimentos envolveram aspectos preocupantes, como o tráfico de imigrantes, o tráfico de mulheres, que, seduzidas com promessas de altos salários, acabam envolvidas em redes de prostituição.

As estatísticas sobre brasileiros no exterior são imprecisas por causa desses imigrantes que trabalham e vivem de maneira irregular em outros países. Em 2009, segundo o Ministério das Relações Exteriores estimava-se que cerca de 3,1 milhões de brasileiros viviam no exterior. Um terço desses emigrantes vivem clandestinamente em cerca de trinta países.  veja a tabela a seguir:

Brasil no Exterior

Estados Unidos 1,3 milhão Espanha 125 mil

Paraguai 300 mil Reino Unido 180 mil

Japão 280 mil Canadá 26 mil

Portugal 137 mil Austrália 18 mil

Alemanha 89 mil

Fonte: Ministério das relações exteriores 2009.

            O maior fornecedor de imigrantes é o estado de Minas Gerais, com destaque para o Município de Governador Valadares.

            O número de brasileiros não para de aumentar nos Estados Unidos, apesar das rígidas leis elaboradas para impedir a entrada de estrangeiros. Algumas cidades e regiões concentram esses imigrantes. Cerca de 300 mil estão na região de Nova York, 200 mil na região de Boston (no estado de Massachusetts), 150 mil na Flórida, além da Califórnia, onde vivem cerca de 25 mil brasileiros. Grande parte deles entrou clandestinamente pela fronteira do México.

            A emigração para o Paraguai iniciou-se com a expulsão de trabalhadores do campo , principalmente em virtude da construção de barragens para hidrelétricas. A abertura da ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu (Paraná) e a cidade do leste (Paraguai) intensificou a emigração. Outro ponto de atração foi o cultivo da soja. Ao longo da fronteira com o Brasil têm-se desenvolvido várias cidades constituídas majoritariamente por brasileiros, chamados de ’brasiguaios”. A emigração de brasileiros chegou a ser incentivada na década de 1970 pelo governo de Alfredo Stroessner (presidente do Paraguai entre 1959-1989.

           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com