TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia

Por:   •  7/1/2021  •  Artigo  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRUTURA GEOLÓGICA

Carlos da Silva Rabelo 1 log a

1)

  1. Qual é a relação entre os diferentes tipos de intemperismos e a formação das rochas sedimentares?

O processo de desintegração da rocha causado pelo intemperismo leva ao aparecimento de pequenas partículas de rocha chamadas sedimentos. Exemplos de sedimentos são praias, poeira e outros elementos. Eventualmente, sob as condições físicas e químicas necessárias, esses sedimentos formarão rochas sedimentares

  1. Qual é a relação entre a formação das rochas magmáticas e a formação da crosta terrestre?

A rocha magmática é formada pela solidificação do magma existente na terra. Além de se solidificarem no interior do planeta, também se formam na crosta.

2) - Leia o texto a seguir: “A teoria que aponta a existência das placas tectônicas foi elaborada ao longo do século XX a partir de evidências existentes na Dorsal Mesoceânica, no Pacífico, onde foi apontado o afastamento das áreas continentais. Mas tudo isso veio das premissas da Teoria da Deriva Continental que indicou o movimento dos continentes, fato que sabemos que acontece ainda nos dias atuais, em um ritmo lento para os olhos humanos, mas relativamente acelerado em termos geológicos”.

       A)  Considerando o que foi estudado, explique o que faz as placas tectônicas se movimentarem sobre o manto.

O movimento das placas tectônicas ocorre devido à temperatura muito alta existente no interior da Terra. A crosta está localizada no manto, que é uma camada de magma aí a intensidade do calor provoca o movimento circular do manto em convecção

     B) na aula da primeira semana foi estudado que as placas apresentam três principais tipos de movimentos. Explique como o ocorre o movimento convergente e indique o que ele gera do ponto de vista das grandes estruturas do relevo

Quando as placas tectônicas se movimentam elas se chocam, e na área ocorre um abalo sísmico, que gera os deslizamentos de terra.

3- Leia as frases a seguir e responda ao que se pede: 1° “No Brasil não há terremotos”. 2° “A maior parte dos tremores de terras do Brasil são de baixa intensidade”. Qual das frases a seguir é mais correta? Justifique com base no que foi trabalhado em aula.

A segunda, pois os tremores que ocorre no brasil, não somos capazes de sentir, mas tem. Achamos que tremores são aqueles que faz um estrago, mas não é.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com