TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Brasileira

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Este trabalho tem por finalidade descrever a importância da alfabetização e letramento na educação infantil. É destacada também a relevância do trabalho de leitura e escrita no processo de alfabetização. Não se classifica mais pensar em alfabetização como simples aprendizado de um código de tradução e produção de sinais gráficos. Temos visto mudanças literárias no que se refere ás maneiras de ensinar a leitura e a escrita, incentivando uma interação, desde as fases iniciais, entre movimentos de reflexão sobre o sistema de escrita e o contato atuante de elaboração e leitura de textos diversos.

Relembrando nosso processo de alfabetização, observamos qual a cartilha era o principal instrumento utilizado pelo educador, naquela época. Não fizemos pré-escola e fomos alfabetizadas na primeira série, com sete anos completos. Temos na memória, a cartilha Caminho Suave, como nosso “livro” principal.

Tínhamos a compreensão da importância do hino nacional que todos os dias cantávamos com toda reverência, juntamente com o hasteamento da bandeira.

O que significa estar alfabetizado?

Estar alfabetizado é atualmente, não apenas ler e escrever, ou seja, decifrar códigos e sim, significa reconhecer o significado e sentido das funções associadas á escrita.

Ter o poder de dominar o sistema da escrita alfabética, não apenas de um modo funcional, mas compreender e ressaltar as habilidades que envolvem a alfabetização e saber decifrar várias situações diárias, ás quais seremos direcionados ao longo de nossas vidas.

A alfabetização e letramento são determinantes para que a criança adquira uma verdadeira educação e viva plenamente dentro da sociedade. O importante de tudo isso é que o indivíduo se posicione no mundo que está incluído, de uma forma consciente, que possua elementos com os quais lhe permite selecionar, refletir e posicionar-se, diante de toda globalização. Assim, adquirir uma educação de qualidade, que se inicia no letramento e na alfabetização.

Estar alfabetizado é muito mais que codificar e decodificar, é necessário entender, compreender o código da escrita e usá-lo para a comunicação, dominando as habilidades e associações que envolvem. Com a obtenção da alfabetização, o indivíduo consegue, a partir de informações existentes, construírem novos conhecimentos com sentido e significado. A alfabetização é responsável pela criação de seres conscientes de sua responsabilidade na sociedade.

Na escola, como local de aprendizagem, atribui-se a qualificação de alfabetizar, transmitir conhecimentos, valores políticos, sociais e culturais, estabelecendo sujeitos com consciência de seus deveres e direitos, proporcionando as relações intersociais.

Desta forma, estar alfabetizado nos remete o entendimento de compreensão do mundo e das pessoas como um todo.

Alfabetização baseia-se no aprendizado do alfabeto e de seu uso como código de comunicação. De certa forma, a alfabetização é caracterizada como um processo no qual o sujeito elabora a gramática e suas variações. Este processo não se refere apenas ás habilidades de codificar e decodificar, do ato de ler, e sim, na competência de interpretar, compreender, refletir e estabelecer conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com